PRATICANDO A COMUNICAÇÃO NO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DA UNISC

Vaness Britt Vighi, Monica Elis Pons, Francine Weis, Helena Schck, tamara Arend de Freitas

Resumo


 

Introdução: Um projeto de comunicação foi produzido durante o segundo semestre de 2010 para a disciplina de Prática em Relações Públicas I, ministrada pela professora Mônica Pons e, teve como cliente o CEDOC - Centro de Documentação da UNISC. Este centro buscava uma maior divulgação junto aos públicos de interesse, então, desenvolvemos estratégias visando à divulgação do centro, dentro e fora do âmbito acadêmico. O Centro de Documentação da UNISC está ligado ao departamento de História e Geografia e tem a intenção de reunir, classificar, preservar e colocar à disposição de especialistas e públicos em geral o acesso a importantes fontes documentais que fazem referência à cultura, a economia, a política, a medicina de Santa Cruz e região. Objetivo geral: Criar ações de comunicação viáveis e que beneficiem a divulgação do Centro de Documentação da Universidade de Santa Cruz do Sul para todos os públicos correspondentes. Objetivos específicos: Destacar o CEDOC como uma importante fonte de documentação histórica e de acesso à pesquisa para todos os cursos, ou a maioria deles, da universidade e mostrar que o Centro de Documentação está aberto a toda a comunidade para realização de pesquisas e também está disponível para receber novas doações de documentos. Metodologia: No início de Agosto foi feito um diagnóstico no CEDOC, no qual percebemos as falhas e necessidades do local no quesito de comunicação. Após essa etapa, planejamos e elaboramos diversas estratégias de comunicação e, assim que aprovadas, executamo-las. As estratégias foram as seguintes: elaboração de Twitter, Blog, Vídeo para UNISC TV, filipetas sobre informações do CEDOC para serem distribuídas em eventos da UNISC, participação no “Viva UNISC”, criação de camisetas para o curso de História e execução da exposição “Retratos de Casamento” com fotos do CEDOC. Principais resultados: Com as estratégias de comunicação que executamos, conseguimos alcançar grande visibilidade nas redes sociais (Twitter e Blog). No “Viva UNISC”, atingimos alguns alunos de Ensino Médio que visitaram o CEDOC e conseguimos mídia espontânea com a exposição “Retratos de Casamento” no jornal Gazeta do Sul, com um release publicado na página 7 do jornal, no dia 29 de novembro de 2010 e, também, uma aparição no Jornal do Almoço, da RBS TV Santa Cruz, no quadro “Agenda”, no dia 30 de novembro de 2010. Conclusão: O projeto de divulgação do Centro de Documentação da UNISC foi bem recebido pelo cliente e gerou bons frutos. Conseguimos divulgar o Centro e levar seu nome para toda a comunidade, dentro e fora da universidade. Todas as ações executadas deram retorno positivo para o CEDOC, mas a exposição “Retratos de Casamento” foi a principal responsável por divulgar a imagem do Centro. Foi uma das ações de maior repercussão, com grande geração de mídia espontânea nos veículos locais e regionais. Conseguimos também mostrar a importância da comunicação, principalmente para as questões de estabelecer um relacionamento com seus públicos e do quanto a comunicação pode contribuir na sensibilização da opinião pública quanto a um olhar mais atento sobre os museus, centros de documentação histórica, acervos. Essas ações comunicacionais geraram a demanda de um bolsista do curso de Comunicação Social para integrar permanentemente a equipe do CEDOC a partir de 2011.

 

 


Apontamentos

  • Não há apontamentos.