ETAPAS DA 14ª OLIMPÍADA MATEMÁTICA DA UNIVATES

Daniele Rohr, Julia Brune, Lisiane Teresa Silva, claus Haetinger, Marli Teresinha Quartieri, Márcia Rehfeld

Resumo


 

INTRODUÇÃO A Olimpíada Matemática da UNIVATES (OMU) realizada desde 1996, está em sua 14ª edição e conta com o apoio do CNPq. A cada ano a participação é crescente, motivando professores e alunos da região do Vale do Taquari e arredores. Destina-se a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental ao final do Ensino Médio, e em sua maioria optam por fazer a prova em duplas. Para participar da olimpíada é obrigatório a participação da escola na 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). OBJETIVOS - Aproveitar o gosto natural dos jovens pelas competições e estimulá-los a um aprendizado menos burocrático, resolvendo problemas novos e desafiantes. - Despertar e desenvolver o raciocínio lógico-matemático do aluno; o interesse pela resolução de problemas ou desafios e o gosto pela Matemática; o espírito competitivo sadio; a criatividade e organização na resolução de problemas e pretende conscientizar os estudantes de que bons resultados são conseguidos com esforço e dedicação; - Incentivar os professores a levarem o “dia-a-dia” para a sala de aula tornando o ensino menos livresco e menos conteudista. MATERIAIS E METODOLOGIA Ao longo do ano, as questões são elaboradas e selecionadas, tendo como fontes de pesquisa sites, livros e revistas. Buscam-se as que têm caráter interdisciplinar e que exigem o raciocínio lógico, sendo permitido o uso de calculadora. Além disso, a equipe da OMU elabora o regulamento da competição e auxilia na divulgação, inscrição, seleção de fiscais e aplicação das provas. Posteriormente, corrigem-se as provas e, de posse dos resultados finais, promove-se a cerimônia de premiação. O s anais do evento são publicados em cd-room. Realiza-se também a análise das respostas dadas pelos estudantes, verificando-se assim o grau de dificuldade apresentada na resolução de cada uma das questões. Com as experiências olímpicas já realizadas, podemos inferir que os estudantes demonstram a cada ano melhora na resolução das questões. RESULTADOS E CONCLUSÕES Há uma boa participação das escolas na OBM e na OMU. Tem havido uma procura cada vez maior de escolas de outras regiões do RS na OMU, como dos municípios de Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Porto Alegre, São Leopoldo. Cabe pontuar que o número de participantes é aproximadamente o mesmo em cada edição da OMU, em t orno de 2500, porque quem limita este número é a Comissão Organizadora, respeitando a proporcionalidade com a OBM. A crescente participação, o sério envolvimento, as inter-relações construídas entre aluno-aluno, aluno-professor e professor-professor durante a OMU, os objetivos propostos e alcançados, a clientela satisfeita, a mobilização de muitas escolas, municípios, imprensa, mídia em geral, enfim, de toda a região (Vale do Taquari) até do Estado para uma competição saudável, desafiante, estimulante, cooperativa... demonstram o nível de importância e abrangência deste evento. REFERÊNCIAS - HAETINGER, C.; DULLIUS, M.M., QUARTIERI, M.T.; REHFELDT, M. (org.); Anais da 10A. Olimpíada Matemática da UNIVATES , (2007), UNIVATES Editora, Lajeado-RS. Volume 10.

 


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