GRUPO DE ORIENTAÇÃO E TREINAMENTO COGNITIVO PARA ESCOLARES COM SOBREPESO E OBESIDADE

Lucas Lüdtke, Edna Linhares Garcia

Resumo


Introdução:ATerapia Cognitivo Comportamental (TCC) é indicada como uma estratégia paratratar a obesidade. A obesidade é um crescente problema de saúde pública anível mundial. Uma condição grave e de muitas causas que leva os indivíduos acomprometimentos em sua saúde. Existindo um desequilíbrio entre a ingestão e ogasto, ocorre um armazenamento excessivo ou anormal de energia no tecidoadiposo, e isto levará a obesidade. Para a psicologia é importante compreenderquais são os fatores psicológicos envolvidos neste desequilíbrio da ingesta egasto calórico, não reduzindo a obesidade meramente a uma somatização psíquica.O presente estudo integra um programa mais amplo denominado “Obesidade emescolares da educação básica: um estudo de intervenção interdisciplinar”, asintervenções ocorreram de forma interdisciplinar e englobaram as áreas deEducação Física, Nutrição, Fisioterapia, Psicologia e Odontologia. Nestetrabalho pretende-se demonstrar a intervenção realizada pela psicologia pormeio da Terapia Cognitivo Comportamental em Grupo (TCCG), modalidade deorientação e treinamento cognitivo para escolares com sobrepeso e obesidade. Objetivo:Verificar possíveis feitos da intervenção psicológicas aliada a intervençãointerdisciplinar nos parâmetros de pensamentos disfuncionais de habilidadescognitivas para reconhecimento e reestruturação de pensamentos em relação àobesidade. Realizou-se 13 encontros, sistematizados semanalmente, com duraçãomédia de 50 minutos cada. Método: A amostra foi constituída por 28 escolares comidade compreendida entre 13 a 17 anos, de ambos os sexos, selecionadosvoluntariamente em quatro escolas de Santa Cruz do Sul. As escolas foramselecionadas por critério de conveniência, compreendendo escolas próximas àUNISC. Para que não ocorresse interferência do programa de intervenção noestilo de vida do grupo controle, os escolares alocados em grupo experimental egrupo controle são provenientes de escolas diferentes, mas com característicassemelhantes. Resultados e Considerações finais: Os dados quantitativos comoíndices de IMC dos grupos experimental e controle ainda estão sendo coletadospara posterior análise e cruzamento. Em relação aos dados do grupoexperimental, foram analisadas as frequências das respostas dos participantesem Registros de Pensamentos Disfuncionais (RPD) na sétima e décima sessão eobservou-se uma pequena redução de pensamentos disfuncionais passando de 35%para 34%. Esta redução de 1% que pode ser um indicativo de aprendizado de novashabilidades cognitivas para reconhecimento e reestruturação de pensamentos emrelação à obesidade. Observou-se uma redução na frequência de pensamentosdisfuncionais passando de 7 categorias para 4 categorias em duas sessõesapenas. Também foi possível observar uma melhora clinicamente significativa nohumor, na ansiedade, nos hábitos alimentares e no bem estar dos participantes,além da redução objetiva do peso.                         Palavras-chave: Terapia Cognitivo Comportamental,Grupo, Obesidade

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