ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Maitê Souza Magdalena, Paola Scotta Ludtke, Ingre Paz

Resumo


Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA), considerado TranstornoGlobal do Desenvolvimento, abrange o Autismo, a Síndrome de Asperger e oTranstorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação. Écaracterizado por dificuldade na interação social, isolamento, na comunicação,falta de interesse pelo outro, padrões repetitivos e restritos no comportamento,nas atividades e nos interesses. É quatro vezes mais prevalente entre meninosdo que meninas. Estima-se que, no Brasil, existam cerca de 2 milhões depessoas em tal condição. Objetivo: Investigar a importância da assistência deEnfermagem ao Transtorno do Espectro Autista, conforme descrito naliteratura. Métodos: Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica comabordagem qualitativa, na qual foi utilizado um corte temporal de cinco anos,incluindo trabalhos publicados entre 2012 a 2017, tendo como fonte depesquisa os bancos de dados do Ministério da Saúde e da Associação deAmigos do Autista (AMA). Resultados: Foram selecionados sete artigos, cujosresultados mostraram que a maioria dos autores concordam que as causas doautismo ainda são desconhecidas. Existe um consenso na literatura sobre aimportância da identificação e intervenção precoce do autismo, bem como aimportância da assistência de enfermagem no apoio e orientação a família dacriança com tal distúrbio. Desse modo, o enfermeiro deve considerar acomplexidade do TEA, a gama das possíveis causas, as terapêuticas aindaincertas e com baixas respostas, preparar-se para intervir junto à criança e suafamília, envolver-se com investigação inovadora do cuidado, bem como adotarabordagem teórica de enfermagem que possibilite à criança com TEAautocuidar-se de acordo com seu potencial e limitação, para que, desta forma,possa então ter autonomia em sua vida diária. Conclusões: A enfermagemtem um papel fundamental no sentido de orientar adequadamente a família,buscando estratégias que estimulem a criança com Transtorno do EspectroAutista a desenvolver habilidades para o autocuidado, contribuindo para umanova perspectiva de cuidados de enfermagem para este público, que é tãonecessitado de ajuda especializada.

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