RELEVÂNCIA DOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NORTEADOS PELO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR PARA A AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NA INFÂNCIA
Resumo
RESUMO
Introdução: Aspectos sociais e biológicos coexistem dialeticamente na constituição do sujeito
humano. As aprendizagens motora, cognitiva, afetiva e relacional caminham juntas. O
conhecimento do desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) é básico para que o
fisioterapeuta possa realizar uma avaliação neuropediátrica competente, seja no espaço da
escola, da clínica ou do hospital. Instrumentos de avaliação neuropsicomotora são
fundamentais para a avaliação fisioterapêutica neuropediátrica. A partir de uma experiência
bem-sucedida de avaliação neuropsicomotora no espaço escolar, busca-se evidenciar a
relevância dos instrumentos de avaliação do DNPM como forma de prevenção e promoção da
saúde na infância e também como norteadores da intervenção fisioterapêutica com crianças.
Objetivos: Refletir sobre a relevância dos instrumentos de avaliação norteados pelo DNPM
para a avaliação e intervenção fisioterapêutica na infância.
Métodos: Análise reflexiva sobre a relevância dos instrumentos de avaliação norteados pelo
DNPM para a avaliação e intervenção fisioterapêutica na infância, a partir de estudo
qualitativo, observacional exploratório de grupos, com estudantes do 1º e 4º ano do ensino
fundamental.
Resultados: Através da avaliação das aptidões motoras é possível detectar, de forma
preventiva e diagnóstica, as potencialidades e limitações da criança. O fisioterapeuta
neuropediátrico deve conhecer profundamente as habilidades do DNPM, bem como buscar
instrumentos norteados por ele que possam aperfeiçoar sua avaliação e também nortear sua
conduta terapêutica em distintos espaços de atuação.
Conclusões: A partir de uma perspectiva mais complexa e de seus conhecimentos sobre o
DNPM, o fisioterapeuta pode contribuir para promover a aquisição ou aperfeiçoar as
habilidades neurosensoriomotoras necessárias aos múltiplos aprendizados na infância.
Descritores: Avaliação Psicomotora; Desenvolvimento Infantil; Desenvolvimento Motor;
Fisioterapia Neuropediátrica; Psicomotricidade
Introdução: Aspectos sociais e biológicos coexistem dialeticamente na constituição do sujeito
humano. As aprendizagens motora, cognitiva, afetiva e relacional caminham juntas. O
conhecimento do desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) é básico para que o
fisioterapeuta possa realizar uma avaliação neuropediátrica competente, seja no espaço da
escola, da clínica ou do hospital. Instrumentos de avaliação neuropsicomotora são
fundamentais para a avaliação fisioterapêutica neuropediátrica. A partir de uma experiência
bem-sucedida de avaliação neuropsicomotora no espaço escolar, busca-se evidenciar a
relevância dos instrumentos de avaliação do DNPM como forma de prevenção e promoção da
saúde na infância e também como norteadores da intervenção fisioterapêutica com crianças.
Objetivos: Refletir sobre a relevância dos instrumentos de avaliação norteados pelo DNPM
para a avaliação e intervenção fisioterapêutica na infância.
Métodos: Análise reflexiva sobre a relevância dos instrumentos de avaliação norteados pelo
DNPM para a avaliação e intervenção fisioterapêutica na infância, a partir de estudo
qualitativo, observacional exploratório de grupos, com estudantes do 1º e 4º ano do ensino
fundamental.
Resultados: Através da avaliação das aptidões motoras é possível detectar, de forma
preventiva e diagnóstica, as potencialidades e limitações da criança. O fisioterapeuta
neuropediátrico deve conhecer profundamente as habilidades do DNPM, bem como buscar
instrumentos norteados por ele que possam aperfeiçoar sua avaliação e também nortear sua
conduta terapêutica em distintos espaços de atuação.
Conclusões: A partir de uma perspectiva mais complexa e de seus conhecimentos sobre o
DNPM, o fisioterapeuta pode contribuir para promover a aquisição ou aperfeiçoar as
habilidades neurosensoriomotoras necessárias aos múltiplos aprendizados na infância.
Descritores: Avaliação Psicomotora; Desenvolvimento Infantil; Desenvolvimento Motor;
Fisioterapia Neuropediátrica; Psicomotricidade
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.