COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA PRÁTICA ESCOLAR: UM DIAGNÓSTICO DAS PERCEPÇÕES DOCENTES
Resumo
Introdução: O desenvolvimento socioemocional é essencial e precisa ser incentivado nas escolas, por meio de estratégias que promovam o bem-estar dos estudantes. Nesse cenário, as competências socioemocionais (CSE) estão se tornando cada vez mais relevantes na educação brasileira, sendo progressivamente integradas ao currículo escolar. Objetivo: investigar a concepção dos docentes sobre as competências socioemocionais e como elas têm sido desenvolvidas no ambiente escolar. Método: Este estudo perpassa um contexto colaborativo, orientado pela pesquisa-ação, construído progressivamente entre um grupo de pesquisadores de uma universidade federal e uma escola pública estadual do Rio Grande do Sul, Brasil. Diante desse contexto, em continuidade aos processos cíclicos de avaliação, planejamento e ação, conduziu-se um diagnóstico situacional do contexto escolar, por meio de um questionário elaborado em colaboração entre a equipe gestora e os pesquisadores, o qual foi distribuído por meio de um formulário online e respondido por 26 professores. Resultados: A análise de conteúdo revelou que os docentes consideram as CSE fundamentais para o desenvolvimento pessoal, bem-estar emocional e clima escolar positivo. Eles enfatizaram a importância dessas competências para a autonomia e habilidades de vida dos estudantes. Considerações Finais: Os docentes reconhecem as CSE como essenciais para a formação integral dos estudantes e defendem a adoção de práticas pedagógicas intencionais para seu desenvolvimento, contribuindo para um ambiente escolar mais saudável. A importância de processos contínuos de formação e da relação escola-universidade também foi destacada.
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