A concepção dos estudantes do ensino médio integrado sobre a questão ambiental

Patrícia Patrícia Mendes Calixto

Resumo


A experiência realizada buscou identificar as principais concepções dos estudantes dos cursos integrados acerca do saber ambiental. Buscou-se dentro do âmbito da disciplina de Geografia abordar o tema ambiente para que a partir das atividades realizadas pudéssemos traçar um diagnóstico sobre o que pensam os estudantes do ensino integrado sobre a questão ambiental. O trabalho foi realizado com alunos do primeiro e do quarto ano do curso de mecatrônica. Primeiramente, os estudantes realizaram escritas relacionadas ao conceito de lugar, em seguinda, “Conversando sobre ambiente”, após leitura de um texto e debate, solicitou-se aos estudantes que respondessem a um questionário. No terceiro momento, em conversa informal, buscou-se identificar o conhecimento dos estudantes sobre as principais lideranças ambientais no Brasil. Foram apresentadas imagens de três pessoas líderes ambientais: Judith Cortesão, José Lutzenberger e Chico Mendes. Os estudantes revelaram que independentemente do ano em que se encontram, primeiro e quarto ano, apresentam a mesma concepção de ambiente. Esta experiência não está concluída. A partir desses dados iniciamos um trabalho educativo ambiental onde um novo paradigma vem sendo apresentado, relacionando as questões naturais e sociais sob a ótica da sustentabilidade, focando na formação do sujeito ecológico.

Texto completo:

RESUMO

Apontamentos

  • Não há apontamentos.