VI SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO
2016: VI Seminário Nacional de Pesquisa em Educação
Publicações dos anais dos resumos e dos trabalhos completos do II FÓRUM INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO; VI SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO; XIV FÓRUM NACIONAL DE EDUCAÇÃO; e XVII SEMINÁRIO REGIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA TEMA: ESCOLA E PROFESSOR/A: IDENTIDADES EM RISCO?
Sumário
APRESENTAÇÃO
ESCOLA E PROFESSOR(A): IDENTIDADES EM RISCO? | APRESENTAÇÃO |
Cheron Moretti, Stela Piccin, Sandra Richter |
Arte, Cultura e Infância
A (RE)PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS INFANTIS COMO INSTRUMENTO DE INCENTIVO À LEITURA | Trabalho completo |
Bruna de Cássia Pereira dos Santos |
A EDUCAÇÃO DA MÚSICA NO CONTEXTO DO PROBLEMA CONTEMPORÂNEO DA CULTURA | Resumo |
Danton Guilherme Oestreich |
A EXPLORAÇÃO SONORO-MUSICAL COTIDIANA DOS BEBÊS EM BERÇÁRIO | Trabalho completo |
Aruna Noal Correa |
A LINGUAGEM COMO PROCESSO DE SIMBOLIZAÇÃO DE JOVENS NUMA APRENDIZAGEM COMUNITÁRIA | Resumo |
Leandro Oliveira |
CRIANÇAS E SEUS COMEÇOS: DETALHES PEDAGÓGICOS DA CHEGADA | Trabalho completo |
Marcia Vilma Murillo |
ATELIÊ LITERÁRIO: A CRIAÇÃO PELO DEVANEIO | Resumo |
Rosiene Almeida Souza Haetinger |
DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA COMO ATITUDE DE AUTORIA E INVESTIGAÇÃO DOCENTE | Trabalho completo |
Niqueli Machado |
ENCONTRO PEDAGÓGICO COM A AÇÃO DE DESENHAR NA INFÂNCIA | Resumo |
Lissa Carvalho |
IMAGINAÇÃO POÉTICA E INFÂNCIA: TEMPO DE ADMIRAÇÃO NA CRECHE | Resumo |
Beatran Hinterholz |
LINGUAGEM TEATRAL NA EDUCAÇÃO | Trabalho completo |
Rodrigo Martins Ruiz |
O PROTAGONISMO DO EDUCADOR NO PROCESSO DE INCENTIVO AO GOSTO PELA LEITURA: REFLEXÕES E EXPERIÊNCIAS | Trabalho completo |
Daniele Machado Codevila |
OFICINAS DE FLAUTA DOCE DO PROGRAMA LEM: TOCAR E CANTAR - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | Trabalho completo |
Vanessa Weber |
PRÁTICAS DO EDUCADOR MUSICAL EM ESPAÇOS FORMAIS E NÃO-FORMAIS | Resumo |
Roberto Kittel Pohlman |
PRINCÍPIOS E APRENDIZAGENS DA EDUCAÇÃO GUARANI: ESPIRITUALIDADE E MITOLOGIA | Resumo |
Leila Fontoura |
PROCESSOS EDUCATIVOS HISTÓRICOS: DA MENORIDADE DA INFÂNCIA MEDIEVAL À MAIORIDADE CONTEMPORÂNEA | Resumo |
Luciano Jaeger |
RETRATO NARRADO: GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL | Resumo |
Katiúcia Pletiskaitz |
O COMBATE AO PRECONCEITO: RELATO DE UMA ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR NAS SÉRIES INICIAIS | Resumo |
Nívea Maria Perdomo de Moura |
OS FILMES NOS CONTAM A HISTÓRIA | Resumo |
Maria Cristina Rigão |
A ARTE NOS MUROS DA ESCOLA | Resumo |
Ivan Jeferson Kappaun |
DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA | Trabalho completo |
Débora Paz |
REGISTRO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÃOAÇÃ0-REFLEXÃO | Trabalho completo |
Deili Rosa |
Educação, Neurociência e Complexidade
AUTORIA E EDUCAÇÃO POÉTICA NA PÓS-GRADUAÇÃO | Trabalho completo |
Ana Cristina do Amaral Lovato |
"AWOP-BOP-A-LOO-WOP-ALOP-BAMBOOM": ENCONTROS ENTRE HISTÓRIA E ROCK N' ROLL NO ENSINO MÉDIO | Trabalho completo |
Waldy Luiz Lau Filho |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL TRANSFORMADORA: UMA REFLEXÃO DA EPISTEMOLOGIA E DA PRÁTICA | Resumo |
Nilson Duarte Rocha |
A INTERVENÇÃO MUSICAL COM BEBÊS EM RISCO PSÍQUICO | Trabalho completo |
Aruna Noal Correa |
OS BENEFÍCIOS DE ATIVIDADES DE LEITURA: PREDIÇÃO E CONHECIMENTOS PRÉVIOS | Resumo |
Róger Sullivan Faleiro |
LEITURA COMPARTILHADA - UMA AÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO HUMANO | Resumo |
Valéria Mayer |
Linguagem, Mídia e Tecnologias
A ESCRITA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: EXPERIÊNCIAS E EMOÇÕES | Resumo |
Ana Cristina do Amaral Lovato |
A MÍDIA AUDIOVISUAL COMO FERRAMENTA DE ENSINO DO HANDEBOL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR | Trabalho completo |
Raquel Valente de Oliveira |
A PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO POTENCIALIZADORA DA AUTORIA DISCENTE | Resumo |
Amanda Cherini Ferraz |
ALTERIDADES MBYA-GUARANI NO FACEBOOK - RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA | Resumo |
Fátima Rosane Silveira Souza |
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTA NA CONSTRUÇÃO DO SABER | Resumo |
Alecson Milton Almeida Dos Santos |
CARTOGRAFANDO EXPERIÊNCIAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: A MÍDIA CINEMÁTICA COMO FONTE EDUCATIVA EM SALA DE AULA | Trabalho completo |
Luiz Paulo da Silva Soares |
CONSIDERAÇÕES SOBRE O PERFIL DO SUJEITO PÓS-MODERNO ENQUANTO LEITOR IMERSIVO:DESCENTRAMENTOS, DÚVIDAS E ANGÚSTIA | Resumo |
Larissa Scherer |
EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO: INVESTIGAÇÕES ACERCA DAS POTENCIALIDADES EDUCATIVAS E FORMATIVAS DA RADIODIFUSÃO COMUNITÁRIA | Trabalho completo |
Ricardo Cocco |
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: APONTAMENTOS CRÍTICOS SOBRE SUGESTÕES DE AULAS SOBRE LEITURA NO PORTAL DO PROFESSOR | Resumo |
Luana Teixeira Porto |
EDUCAÇÃO FÍSICA E MÍDIA-EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES DO JORNAL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA | Trabalho completo |
Caroline Foggiato Ferreira |
EDUCAÇÃO PARA A NÃO INSTRUMENTALIZAÇÃO DA TECNOLOGIA: UM DIÁLOGO ENTRE ÁLVARO VIEIRA PINTO E A ESCOLA DE FRANKFURT | Trabalho completo |
Cristian Cipriani |
ENTRE OUVIR E ESCUTAR: PERCEPÇÕES DE UMA AUDIÇÃO | Resumo |
Rafaela Wenzel |
FACEBOOK COMO INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO DE LEITURA LITERÁRIA | Resumo |
Ana Paula Porto |
INICIAÇÃO À PESQUISA TDICS E CONHECIMENTO: PERCEPÇÕES DE MESTRANDOS EM ENSINO | Resumo |
Rogério José Schuck |
INSTRUMENTO PARA IDENTIFICAÇÃO DE SOFTWARE EDUCATIVO PARA ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL | Trabalho completo |
Aline Brum Loreto |
JOGANDO E APRENDENDO: OS VIDEOGAMES COMO FORMA DE VIVER/CONHECER | Resumo |
Letícia Staub |
JORNAL ESCOLAR: POSSIBILIDADES DE CONTEXTUALIZAÇÃO DA AÇÃO MIDIÁTICA A PARTIR DA EDUCAÇÃO FÍSICA | Trabalho completo |
Felipe Menezes Fagundes |
O USO DE GAMES ELETRÔNICOS COMO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | Resumo |
Cisnara Pires Amaral |
OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | Resumo |
Bruna Sebastiany |
PELOS PERCURSOS DA IMAGINAÇÃO, DA AUTORIA E DO INUSITADO: A CONSTRUÇÃO DE UMA CIDADE VIRTUAL | Resumo |
Rosangela Silveira Garcia |
PROJETO CIVITAS: QUANDO APRENDER SE TRANSFORMA EM ACONTECIMENTO | Resumo |
Maribel Selli |
QUANDO QUADRINHOS E LITERATURA SE ENCONTRAM - PALAVRAS SOBRE UMA TRAJETÓRIA CENTENÁRIA | Resumo |
Roseane Graziele da Silva |
ESTRATÉGIAS E RECURSOS VISUAIS NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA POR ALUNOS SURDOS | Trabalho completo |
Silvia Regina Fischer |
A LINGUAGEM LOGO COMO ALTERNATIVA LÚDICA DE ENSINO | Trabalho completo |
Pauline Vielmo Miranda |
Memórias, Trajetórias e Experiência na Educação
A ESCOLA E OS MOVIMENTOS SOCIAIS: REFLEXÃO SOBRE OS ASSENTAMENTOS | Resumo |
Valeska Simoni do Nacimento de León |
A IMPORTÂNCIA DE UMA FORMAÇÃO PESSOAL E CORPORAL DO FUTURO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA | Resumo |
Daniela Diesel |
A PRESENÇA DE PAULO FREIRE NA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL - UNISC | Resumo |
Cristiane Corneli |
A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO INVESTIGATIVO SOBRE PERCEPÇÕES AMBIENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA | Resumo |
José Francisco Zavaglia Marques |
DIREITOS DA CRIANÇA: COMO O ESTUDO DOS DIREITOS CONTRIBUI PARA O EMPODERAMENTO INFANTIL | Resumo |
Paulo Glasorester |
AS PRÁTICAS DE COMBATE A HOMOLESBOTRASNFOBIA NO ESPAÇO ESCOLAR: DIFERENTES DISCURSOS EM PERSPECTIVA | Resumo |
Julian Silveira |
EDUCAÇÃO, EXPERIÊNCIA E EMANCIPAÇÃO NO SANTO DAIME | Trabalho completo |
Ana Paula Kahmann |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: DESAFIOS E REFLEXÕES | Trabalho completo |
Caroline Foggiato Ferreira |
FORMAÇÃO DO TRABALHADOR E O DESENVOLVIMENTO DO SEU CONHECIMENTO | Trabalho completo |
Caroline Vivian da Cunha |
FUTSAL: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE UM OLHAR PRAXIOLÓGICO | Resumo |
Bruno Minuzzi Lanes |
LABORATÓRIO DE PRÁTICAS SOCIAS: EXPERIÊNCIAS NO CENÁRIO ESCOLAR CONTEMPORÂNEO | Resumo |
Eduardo Saraiva |
O BINGO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NAS OFICINAS DE MATEMÁTICA | Resumo |
Douglas Walter |
O CURRÍCULO DESENVOLVIDO A PARTIR DE SITUAÇÕES-PROBLEMA | Trabalho completo |
Diego Lamb |
O ENSINO DA GENÉTICA POR MEIO DO JOGO HEREDOGRAMA FAMILIAR | Resumo |
Célia Artemisa |
O RELACIONAMENTO ENTRE ESTUDANTES E PROFESSORES PERANTE SITUAÇÕES ADVERSAS DA COTIDIANEIDADE ESCOLAR | Resumo |
Amanda Cereza Zanatta |
OS DESAFIOS DA ESCOLA CONTEMPORÂNEA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | Resumo |
Daniela Weber |
OS PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO HETERONORMATIVOS HEGEMÔNICOS NA FORMAÇÃO DE SUJEITOS HOMOLESBOTRANSFÓBICOS NA ESCOLA | Resumo |
Guilherme Miranda |
O ESTUDO DA MATÉRIA NO DESENVOLVIMENTO DA SITUAÇÃO- PROBLEMA DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA | Resumo |
José Francisco Zavaglia Marques |
O ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO E A FORMAÇÃO DO TRABALHADOR/ESTUDANTE DE PEDAGOGIA | Resumo |
Vanderléia Ferreira Grasel |
PROFESSOR EM FORMAÇÃO: UM ESTUDO LONGITUDINAL DO TRABALHO DOCENTE | Trabalho completo |
Louise Cervo Spencer |
QUÍMICA NA COZINHA: ELABORAÇÃO DE BOLO SEM FERMENTO OBSERVANDO AS REAÇÕES QUÍMICAS ENVOLVIDAS | Resumo |
Eveline Moura Calheiro |
RESISTÊNCIA: APROXIMAÇÕES ENTRE SOR JUANA INÉS DE LA CRUZ E ROSA MARIA EGIPCÍACA DA VERA CRUZ | Resumo |
Angélica Beatriz Klafke |
A EXPERIÊNCIA COMO MEDIADORA NA PRÁXIS E NO TRABALHO DO EDUCADOR/A SOCIAL | Resumo |
Elton Petry |
A MAQUINARIA DOS CORPOS NO FAZER PEDAGÓGICO DOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL E PSICOLOGIA | Trabalho completo |
Fernanda Aparecida de Mello |
DA LEITURA E DRAMATIZAÇÃO PARA REFLEXÕES SOBRE O MEIO AMBIENTE E O ESPAÇO GEOGRÁFICO | Trabalho completo |
Mirieli da Silva Fontoura |
EDUCAÇÃO EM SAÚDE: ANÁLISE SOBRE EXPERIÊNCIA ATRAVÉS DO DIÁLOGO ENTRE SCHWARTZ E THOMPSON | Trabalho completo |
Suzeline Ferreira |
A PROPOSTA PEDAGÓGICA DO ESTÁGIO DE VIVÊNCIA NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE SANTA CRUZ DO SUL: UMA ALTERNATIVA DE APRENDIZAGEM | Trabalho completo |
Cristina Bencke Vergutz |
EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS E MEMÓRIAS EPISTÊMICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS | Trabalho completo |
Aline Fischer |
Pesquisa e Educação Básica
METODOLOGIA DE PROBLEMATIZAÇÃO ATRAVÉS DO ARCO DE MAGUEREZ: QUESTÕES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | Trabalho completo |
Aline Soares |
RELAÇÃO ENTRE CONSCIÊNCIA SINTÁTICA, HIPÓTESE DE ESCRITA E LEITURA EM CRIANÇAS ANTES DO INGRESSO NO SISTEMA DE ALFABETIZAÇÃO | Trabalho completo |
Brendom Lussani da Cunha |
PARES ANTAGÔNICOS: MEDOLOGIA POSSÍVEL PARA ANÁLISE DE CONTEÚDOS EM PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO | Trabalho completo |
Vania Marques Cardoso |
AUTONOMIA E REFLEXIVIDADE DOCENTES EM CONTEXTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA | Trabalho completo |
Katlen Grando |
A INFLUÊNCIA DO AMBIENTE ESCOLAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ESCOLAS TÉCNICAS | Trabalho Completo |
Pauline Miranda |
PRÁTICAS GESTORAS E BEM-ESTAR DOCENTE UMA RELAÇÃO POSSÍVEL | Trabalho completo |
Juliana Cristina da Silva |
ANCESTRALIDADE: RESGATE DA CULTURA IDENTITÁRIA AFRICANA NAS PRÁTICAS ESCOLARES | Trabalho completo |
Adriana Gomes |
DISCURSO DOS ESTUDANTES CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE AS FUNÇÕES DA ESCOLA CONTEMPORÂNEA | Resumo |
Jaqueline Conrad |
RETEXTUALIZAÇÃO: A PESQUISA-AÇÃO COMO MÉTODO DE TRABALHO | Trabalho completo |
Priscila Strenzel |
GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: QUAL O LUGAR DOS CONSELHOS ESCOLARES | Resumo |
Gisele Bervig Martins |
O SENTIDO DO TRABALHO DE CAMPO NAS PESQUISAS ETNOGRÁFICAS EM EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE AS CONCEPÇÕES TEÓRICAS E A PRODUÇÃO ACADÊMICA | Trabalho completo |
Vanessa Dal Pizzol |
AS POTENCIALIDADES DA FOTOGRAFIA PARA O ENSINO DE PROPORÇÃO E GEOMETRIA EM UMA ESCOLA DO CAMPO | Resumo |
Débora Frantz |
GÊNERO, CORPO E INFÂNCIA, REFLEXÕES SOBRE OS PROCESSOS DE GOVERNAMENTO EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE CHAPECÓ (SC) | Trabalho completo |
Daniane Quadrado |
ESPAÇO DE ESCUTA DE NARRATIVAS DE UM 9º ANO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | Resumo |
Carina Kirst |
OLIMPÍADA MATEMÁTICA DA UNIVATES: UM DESAFIO INCENTIVADOR | Trabalho Completo |
Amanda Riedel |
PRÁXIS INTEGRAL E EDUCAÇÃO INTEGRAL | TRABALHO COMPLETO |
Fernando Degrandis |
LEITURAS DE TEXTOS DE DIVULGAÇÂO CIENTÍFICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FÍSICA | Trabalho completo |
Daniele Correia |
O PLANEJAMENTO INTERDISCIPLINAR NA VISÃO DE LICENCIANDOS DISCIPLINARES | Resumo |
Amanda Riedel |
ESPAÇO PARA ESCUTA SOBRE A RELAÇÃO NA SALA DE AULA: APRENDENDO COM ESTUDANTES CONCLUINTES DO ENSINO FUNDAMENTAL | Resumo |
Daniela Weber |
LEITURA, ESCRITA E O ENSINO DE FÍSICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS A PARTIR DE UMA OFICINA PARA O PIBID | Trabalho completo |
Daniele Correia |
O FUNDEB COMO EXPRESSÃO DAS FUNÇÕES REDISTRIBUTIVA E SUPLETIVA DA UNIÃO NA ESTRUTURA EDUCACIONAL BRASILEIRA | Resumo |
Rosenei Cella |
RELATO DE EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | Resumo |
Fernanda Jéssica Pfeifer |
CONSELHOS ESCOLARES E A GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO | Resumo |
Fátima Rodrigues Ehlert |
A IMAGINAÇÃO CRIADORA NOS DEVANEIOS DE GASTON BACHELARD: POSSIBILIDADES EM EDUCAÇÃO | Trabalho completo |
Amanda Borges Ribeiro |
A ATIVIDADE PRÁTICA BRECHÓ E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO O ENSINO DE PORCENTAGEM | Resumo |
Fabiane Fischer Figueiredo |
PRÁTICA PEDAGÓGICA COM JOGO TRADICIONAL NO PERIODISMO | Trabalho completo |
Silvester Franchi |
CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA | Trabalho completo |
Denis da Silva Garcia |
ABORDANDO DIFERENTES METODOLOGIAS DO ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS AO ENSINO FUNDAMENTAL | Trabalho completo |
Fernanda Hart |
A INFLUÊNCIA DAS EMOÇÕES MANIFESTADAS POR ALUNOS EM PARTIDAS DE VOLEIBOL | Trabalho completo |
Raquel Valente De Oliveira |
UMA AÇÃO CONSTRUTIVA PARA O ENSINO DE QUÍMICA NUCLEAR | Resumo |
Larissa Jung Basso |
VOLEIBOL SENTADO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS A PARTIR DA PRAXIOLOGIA MOTRIZ | Trabalho completo |
Felipe Fagundes |
A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA CONTEMPORÂNEA | Resumo |
Elisandra Rosimeri Mueller |
PRÁTICA DE ENSINO EM QUÍMICA: OBTENÇÃO DE GÁS HIDROGÊNIO COMO FONTE DE ENERGIA A PARTIR DA ELETRÓLISE DA ÁGUA | Trabalho completo |
Leonardo Ribeiro Caetano |
SUPERVISÃO ESCOLAR: MEDIAÇÕES NA EDUCAÇÃO ESTADUAL DURANTE O PERÍODO GREVISTA | Resumo |
Kellen Santos |
OS PARADIGMAS DO CONHECIMENTO E O PENSAMENTO GEOGRÁFICO | Trabalho completo |
Denis Garcia |
CONCEPÇÕES PRÉVIAS DE FÍSICA MODERNA DE ALUNOS INGRESSANTES NO ENSINO SUPERIOR EM FARMÁCIA | Trabalho completo |
Andriele Pauli |
VEREDA INTERDISCIPLINAR: TRANSITANDO PELO ENSINO MÉDIO | Resumo |
Róger Sullivan Faleiro |
CONSCIÊNCIA NEGRA NA SALA DE AULA: RELATO DE UMA ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR | Resumo |
Kátia da Rocha |
O ENSINO DA GEOMETRIA NAS SÉRIES INICIAIS: RELATO DE UMA ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR A PARTIR DA LENDA DAS BONECAS ABAYOMIS | Resumo |
Nívea Maria Perdomo de Moura |
SABERES QUE INTERVÉM - A NEUROCIÊNCIA COMO FORMA DE CONTROLE | Resumo |
Fernanda Rosa |
ESCOLA E DOCÊNCIA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DOS BOLSISTAS PIBID NA REDE DE ENSINO PÚBLICO ESTADUAL | Resumo |
Ana Aparecida Esperdião Constancio |
PROFESSOR UNIDOCENTE E ENSINO DE MÚSICA: REFLEXÕES A PARTIR DE PESQUISAS DO FAPEM | Trabalho completo |
Vanessa Weber |
A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NO PIBID COMO MOBILIZADORA DA QUALIDADE DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES | Trabalho Completo |
Sabrine Hetti |
Políticas de Inclusão e Formação de Professores
MEDICALIZAÇÃO DO SUJEITO DESATENTO OU HIPERATIVO E A TENTATIVA DA NORMALIZAÇÃO | Resumo |
Andreza Noronha |
EXPERIÊNCIAS DE DOCÊNCIA E FORMAÇÃO DEPROFESSORES: NARRATIVAS DE SUPERVISORES E PROFESSORES DAS ESCOLAS PARTICIPANTES DO PIBID/UNISC | Resumo |
Carla Mergen |
O ESTUDO DA DIVERSIDADE CULTURAL NO CONTEXTO ESCOLAR | Resumo |
Márcia Solange Volkmer |
A FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA E O DESIGN DE PROBLEMAS COM A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS | Resumo |
Fabiane Fischer Figueiredo |
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A DIFÍCIL PRÁTICA DA INCLUSÃO SOCIAL: "VALEU MANO ABUSADO" | Resumo |
Ivana Aparecida Weissbach Moreira |
TECNEP INTERFACE ENTRE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E EDUCAÇÃO ESPECIAL | Trabalho Completo |
Lizandra Falcão Gonçalves |
NOSSA LÍNGUA NÃO PODE SER OBSTÁCULO: O TRABALHO VOLUNTÁRIO DE ACADÊMICOS NO ENSINO DE PORTUGUÊS PARA HAITIANOS NO SUL DO BRASIL | Resumo |
Bruna Inês Sebastiany |
IDENTIDADES EM RISCO: O DISCURSO DISSONANTE DE CAROLINA MARIA DE JESUS | Trabalho Completo |
Janaína da Silva Sá |
DA ESCOLA À EMPRESA EDUCADORA: A APOSTA NA APRENDIZAGEM DE TODOS | Trabalho Completo |
Tatiana Rech |
"MUITO DIREITO E POUCO HUMANO": PIBID, ESCOLA E TEATRO | Trabalho Completo |
Ivan Jeferson Kappaun |
FORMAÇÃO PARA PROFESSORES INICIANTES EM UM CÂMPUS DO IFSUL: COMPARTILHANDO UMA PRÁTICA DESENVOLVIDA | Trabalho Completo |
Josí Aparecida De Freitas |
FORMAÇÃO DE PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO DE DOCÊNCIA | Trabalho Completo |
Elton Petry |
PRÁTICA COMUNICATIVA, ATRAVÉS DE DIÁLOGOS EM LIBRAS, NA UNISC | Resumo |
Ivanice Ferreira Azeredo |
BIOPOLÍTICA, POLÍTICAS EDUCACIONAIS E EUGENIA NOS TEMPOS DO MINISTRO GUSTAVO CAPANEMA | Resumo |
Rafaela Rech |
A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS DE GARDNER E SUA APLICAÇÃO NO ÂMBITO ESCOLAR COMO PROPOSTA DE INCLUSÃO SOCIAL E EDUCACIONAL | Trabalho Completo |
Diuliana Nadalon Pereira |
FORMAÇÃO DE EDUCADORES PARA O USO PEDAGÓGICO DE FILMES: POLÍTICAS PÚBLICAS E CURSOS POPULARES | Resumo |
Alan Ricardo Costa |
LUDICIDADE E ALFABETIZAÇÃO - UMA GRANDE COMBINAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | Resumo |
Lúcia Edi dos Santos Kurz |
A ESCOLA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO: UMA PRÁTICA CONQUISTADA NO PIBID | Resumo |
Elenice Antunes |
O PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUA ATUAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS | Trabalho Completo |
Priscila Silva Linassi |
Políticas Públicas e Educação
EVASÃO E RETENÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: É POSSÍVEL COMBATÊ-LAS? | Trabalho Completo |
Rozieli Bovolini Silveira |
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA ANÁLISE SOBRE O PROEJA NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA | RESUMO |
Fernanda Furlan |
ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO EDUCACIONAL: DESAFIOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO ESCOLAR | Resumo |
Ana Aparecida Constancio |
CONSIDERAÇÕES SOBRE O ESTADO E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: PERSPECTIVAS DA PROTEÇÃO SOCIAL E GARANTIA DE DIREITOS DE ADOLESCENTES AUTORES DE ATOS INFRACIONAIS | Resumo |
Ivana Aparecida Weissbach Moreira |
FRACASSO ESCOLAR: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA RURAL NO MUNICÍPIO DE CANDELÁRIA/RS | Resumo |
Aline da Rosa |
POLÍTICAS PÚBLICAS E MÍDIA: EDUCAÇÃO PARA ALÉM DOS MUROS ESCOLARES | Resumo |
Gabrielly Da Fontoura Winter |
A DISCIPLINARIZAÇÃO DA REDAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ABORDAGEM INICIAL | Resumo |
Fabiana Veloso De Melo Dametto |
A GESTÃO EDUCACIONAL E SUAS PRÁTICAS EM CONTEXTOS EMERGENTES: UMA APROXIMAÇÃO INICIALA GESTÃO EDUCACIONAL E SUAS PRÁTICAS EM CONTEXTOS EMERGENTES: UMA APROXIMAÇÃO INICIAL | Resumo |
Julian Silveira |
DESEMPENHO ESCOLAR NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: UMA QUESTÃO DE AGÊNCIA DAS MULHERES E DE CAPITAL CULTURAL | Resumo |
Cristiana Mueller cmueller@unisc.br |
EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL E FECHAMENTO DAS ESCOLAS DO CAMPO | Trabalho Completo |
João Paulo Reis Costa |
O SISTEMA EDUCATIVO DE CABO VERDE NA PROMOÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DE BASIL BERNSTEIN | Resumo |
Célia Miranda |
INTEGRAÇÃO CURRICULAR E INTERDISCIPLINARIDADE: CIÊNCIAS AMBIENTAIS E GRADUAÇÕES TECNOLÓGICAS | Trabalho Completo |
Eduardo Fortes Gonzalez |
POLÍTICAS DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL | Resumo |
Letícia Brittes |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES TRABALHO DOCENTE E GERENCIALISMO | Trabalho Completo |
Edna Coimbra da Silva |
POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO E A CONSTRUÇÃO DA CIDANIA CONTEMPORÂNEA: CONSIDERAÇÕES ENTRE A BÍOS E A VIDA NUA AGAMBENIANA | Resumo |
Carina Kirst |
LIMITES E DESAFIOS NO SISTEMA ESTADUAL DE PARTICIPAÇÃO POPULAR E CIDADÃ (SISPARCI): UMA ANÁLISE A PARTIR DO PERFIL DOS PARTICIPANTES | Resumo |
Paloma Daudt |
EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENEM: VALORIZAÇÃO DA CULTURA CORPORAL? | Trabalho Completo |
Silvester Franchi |
EDUCAÇÃO, ENTRE A ESCOLA É SUA! | Resumo |
Mariluce Kurz |
O USO DE HORTAS NA DISCIPLINA DE OLERICULTURA | Resumo |
Juliano da Silva |
DIREITOS DA MULHER EM DEBATE NA ESCOLA | Resumo |
Eduarda Vieira |
EDUCAÇÃO INTEGRAL NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: CONCEPÇÕES, FLEXIBILIZAÇÕES E ARTICULAÇÕES CURRICULARES POSSÍVEIS | Resumo |
Ana Cristina Duarte |
O FUNDEB COMO EXPRESSÃO DAS FUNÇÕES REDISTRIBUTIVA E SUPLETIVA DA UNIÃO NA ESTRUTURA EDUCACIONAL BRASILEIRA | Trabalho Completo |
Rosenei Cella |