Uma possibilidade de educação na perspectiva das múltiplas linguagens: a arte na Educação Infantil

Amanda de Cassia Borges Ribeiro, Mariane Carloto da Silva

Resumo


Este trabalho apresenta a descrição de uma proposta pedagógica, desenvolvida com crianças de idades entre 2 e 3 anos, discutindo a importância do trabalho do professor no processo de intermediação dos interesses e conhecimentos pedagógicos necessários para o pleno desenvolvimento das crianças. Nas atividades propostas com a turma procurou-se desenvolver, potencializar e incentivar as múltiplas linguagens consideradas importantes para o desenvolvimento infantil. O trabalho destaca a linguagem plástica/visual, englobando o uso de diversas técnicas e diferentes materiais. A proposta foi pensada ao perceber o interesse das crianças pelas cores e animais domésticos, desenvolvidas uma série de atividades, utilizando obras do artista plástico Romero Britto. Esta linguagem destaca a importância do desenvolvimento de um trabalho que proporcionou momentos de aprendizado de forma lúdica. A atividade propiciou momentos de reflexão durante o processo, pois as crianças produziram e compartilharam conhecimentos matemáticos e maneiras especificas de compreensão da realidade o que possibilitou, além da apropriação de saberes já existentes, a construção de novos conhecimentos. É importante salientar o papel do professor para o desenvolvimento da atividade, pois ao observar o interesse das crianças e fazer com que este interesse se tornasse significante, foi desenvolvido um trabalho rico em experiências para as crianças e para todos que de alguma maneira puderam compartilhar desses momentos.

Texto completo:

RESUMO

Apontamentos

  • Não há apontamentos.