Ensino Médio Politécnico e Seminário Integrado: observações para a Formação Continuada de Professores da rede pública estadual de ensino do Rio Grande do Sul.

Éder da Silva Silveira

Resumo


No início de 2012, as escolas estaduais gaúchas começaram a colocar em prática a reforma curricular do Ensino Médio que implantou, dentre outras questões, a modalidade politécnica. Reorientações teórico-metodológicas, aumento de carga horária e um novo componente curricular, o “Seminário Integrado”, passaram a integrar o contexto da recente implementação do Ensino Médio Politécnico nos últimos três anos. A comunicação tem como objetivo apresentar reflexões, produzidas a partir do que tem observado o autor nas formações continuadas ministradas entre 2012 e 2014,
sobre diferentes questões relativas ao Ensino Médio Politécnico no ambiente escolar. Pretende-se divulgar alguns apontamentos sobre um mapeamento em construção de
necessidades e dificuldades enfrentadas por docentes e instituições de Ensino Médio Politécnico no Estado. Trata-se, também, da apresentação de uma etapa do projeto de
pesquisa de pós-doutorado em Educação, intitulado: “Ensino Médio Politécnico e Formação de Professores: uma análise a respeito de leituras, práticas e possibilidades do Seminário Integrado  em escolas da rede Estadual de Ensino no RS”, em realização naPUC-RS. Os apontamentos apresentados estarão relacionados à estrutura e funcionamento do Seminário Integrado e suas relações com a pesquisa e a interdisciplinaridade, à avaliação e ao planejamento no cotidiano escolar.


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