O uso da geometria dinâmica como ferramenta facilitadora e integradora no ensino de geometria plana.

Anderson Antonio De Araujo, Diego Zurawski Saldanha

Resumo


O ambiente de geometria dinâmica nos permite fazer experiências para que se possa
ter uma certeza maior de uma possível validação de ideias propostas em um problema de tal
modo que se consiga levar o aluno a buscar e encontrar novos caminhos, fazendo deste um
pesquisador mirim onde suas conjecturas poderão ser testadas. Usaremos o conceito de
engenharia didática de Michele Artigue, aliada à teoria das situações didáticas de Guy
Brousseau para darmos o embasamento metodológico ao nosso trabalho.O projeto de pesquisa
se inicia com o grupo de seis alunos voluntários, onde serão repassados alguns conceitos
básicos de revisão de geometria plana e posteriormente, uma Engenharia Didática será
elaborada.Espera-se através da metodologia adotada e com o uso da geometria dinâmica uma
mudança de comportamento dos alunos no momento de resolver um problema e que o
trabalho colaborativo exerça uma maior facilidade de se encontrar novos caminhos ao se fazer
matemática.O trabalho com foco experimental, voltado na solução de problemas abertos, deve
trazer uma satisfação maior, pois através deste método cria-se um ambiente de descobertas
significativas gerando um aprendizado bem mais primoroso.

Texto completo:

RESUMO

Apontamentos

  • Não há apontamentos.