Um click na leitura: qualificando a competência leitora por meio de objetos de aprendizagem

Maria Elisabete Bersch, Kári Lúcia Forneck, Juliana Thiesen Fuchs

Resumo


As constantes avaliações da educação brasileira indicam que muitos estudantes
concluem a educação básica sem terem desenvolvido adequada competência leitora.
Este contexto desafia instituições de ensino superior a ampliarem as investigações
acerca do ensino da leitura, bem como a proporem estratégias que contribuam para a
promoção desta competência. O projeto de extensão O ensino de estratégias de leitura:
propostas de intervenção por meio de objetos virtuais de aprendizagem, desenvolvido
pela Univates, busca, por meio da apropriação tecnológica e do desenvolvimento de
objetos de aprendizagem, promover a qualificação do ensino da leitura na Educação
Básica e Superior. O projeto contempla duas etapas. A primeira, fase atual do projeto,
tem como foco o desenvolvimento de objetos de aprendizagem com apoio de softwares
que possibilitam geração de conteúdo, como o Hot Potatoes e o JClick. Estes objetos
oportunizarão o desenvolvimento de estratégias de produção de inferências, explorando
gêneros textuais diversificados. A segunda etapa objetiva divulgar e discutir estes
objetos junto a professores de Língua Portuguesa, por meio de oficinas. Dessa forma,
pretende-se desafiar os docentes a criarem seus próprios objetos, o que justifica a opção
pelo uso dos geradores de conteúdo. Como resultados espera-se contribuir para com a
qualificação do ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica, tanto por meio dos
objetos de aprendizagem quanto pelo aprofundamento da reflexão sobre o tema.

Texto completo:

RESUMO

Apontamentos

  • Não há apontamentos.