EXPERIÊNCIA, TIC e FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Joice Nunes Lanzarini, Felipe Gustsack

Resumo


inserção das Tecnologias da Informação e da Comunicação - TIC na sala de aula é uma
realidade sem volta e requer constantes reflexões por parte dos educadores, especialmente
quanto a sua formação. A compreensão de que as experiências vivenciadas na formação dos
futuros professores são constitutivas do papel que exercerão futuramente como docentes, levanos
a apostar na necessidade de experienciação, como alunos, de situações de aprendizagem
que lhes possibilitem pensar criticamente as potencialidades e as limitações das TIC sobre os
processos educacionais de forma que a sua inserção na escola produza uma melhoria na
aprendizagem dos alunos. Buscamos, ainda, compreender as TIC como instrumentos, mas
também como linguagem, extensão do humano que transcende a linearidade no processo
educativo. Essa compreensão permite aproximar a concepção de experiência com a de
aprendizagem e de educação como processo autopoiético. Assim, buscamos conhecer a
maneira como vem se dando a inserção das TIC nas experiências de ensino e aprendizagem, a
partir de narrativas produzidas por um grupo de acadêmicos de licenciatura integrantes do
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID em uma Comunidade
Virtual de Aprendizagem no Facebook. Como resultados parciais, encontramos nas narrativas
alguma experiência inovadora de integração das tecnologias ao conteúdo e à pedagogia, mas
o uso que se faz da tecnologia, de forma geral, é tangencial e não integrado na prática
cotidiana.

Texto completo:

RESUMO

Apontamentos

  • Não há apontamentos.