ASPECTOS COGNITIVOS NO APRENDIZADO DA L2 COM A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA

Graziela Maria Lazzari, Jaqueline da Silva, Jossani Rehbein de Castro

Resumo


Estudar os aspectos cognitivos no aprendizado de L2, juntamente com a evolução tecnológica e destacar aspectos da linguagem que contribuem para educação, como forma de auxiliar e consolidar a construção do conhecimento é o foco de nosso trabalho como participantes do PIBID - Letras: Espanhol. Instigar os alunos no aprendizado da L2 trabalhando com diferentes nichos da evolução tecnológica, desde técnicas mais simples e primitivas, como a construção de cartilhas e dicionários ilustrados, manualmente, até as mais elaboradas práticas de uso de recursos tecnológicos: exposições e interações com conversas com nativos de L. Espanhola (ao vivo, via web) nos fomentou o interesse em adaptar ferramentas e conhecer as implicações dessas práticas culturais no gosto e no prazer em aprender novos idiomas, entre jovens estudantes, no cotidiano escolar, bem como sua contribuição na formação dos mesmos. O corpus foi constituído com atividades realizadas em oficinas de L. Espanhola, no de 3º ano de Ens. Fund. na E.E.E.M N.Srª. da Esperança, em Santa Cruz do Sul-RS. Os resultados foram surpreendentes, inclusive comprovados pela professora titular, pois as técnicas despertaram a motivação e vontade de aprender, descobrir novas informações, (re)construir, independente da metodologia abordada para a transmissão dos conhecimentos, que com objetividade obteve resultados positivos tanto na nossa formação acadêmica e profissional, quanto na ‘estigmatização’ de novos parâmetros para a aprendizagem.

Texto completo:

RESUMO

Apontamentos

  • Não há apontamentos.