EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, IDENTIDADES E CULTURAS SURDAS

Bruna Fagundes Antunes Alberton, Adriana da Silva Thoma

Resumo


RESUMO: Neste trabalho, apresentamos algumas reflexões sobre a educação matemática,
identidades e cultura surda a partir do trabalho realizado pelo Fórum de Estudos Surdos na
área de Matemática, Física e Química. Pesquisas comprovam que o aluno surdo constrói
conhecimentos a partir de suas realidades socioculturais e da experiência visual
(CAPOVILLA, 2011 e outros). No exercício da língua de sinais, o surdo aprimora a
comunicação, desenvolve o conhecimento, reconhece-se e produz cultura. Uma educação
bilíngue requer a valorização da língua de sinais e a ampliação de sinais para áreas
específicas, como a área da matemática. Partindo do pressuposto de que sinais matemáticos
podem promover o desenvolvimento do raciocínio lógico e o potencial do aluno surdo,
dialogamos com autores como Viana e Barreto (2014) para pensar sobre Educação
Matemática, com Hall (1997) e Silva (2000) para tratar sobre identidades e cultura, com
Thoma (2012) e Costa (2011), entre outros, para pensar sobre a educação matemática
bilíngue. Fazer um levantamento dos sinais matemáticos existentes e convencionar sinais
novos para símbolos de conteúdos matemáticos faz parte do trabalho desenvolvido pelos
integrantes do Fórum, assim como propor novas formas de ensinar matemática que possam
estimular o aluno a entender que os números fazem parte do nosso dia-a-dia.

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