Considerações sobre o currículo na educação infantil

Eleonora Simões, Queila Vasconcelos, Maria Carmen Silveira Barbosa

Resumo


No contexto da garantia e da defesa da educação das crianças em uma escola infantil, a articulação de uma proposta curricular com as crianças pequenas ganha relevância. Assim, este trabalho emerge de uma pesquisa em andamento, de cunho qualitativo, em que através de uma pesquisa-experiência, visa perceber quais as contribuições das crianças para pensar a organização e transformação dos espaços da educação infantil. A investigação, na medida em que busca compreender a organização do espaço de forma compartilhada entre crianças e adultos, faz emergir um debate maior, sobre como garantir o direito das crianças à infância e à educação em espaços institucionalizados, através de um currículo que contemple o sensível e o inteligível e o binômio cuidar e educar. Assim, a proposta deste texto é apresentar as primeiras aproximações, no sentido de compreender as questões relacionadas a uma proposta de educação que se construa no cotidiano com as crianças e que contemple a complexidade da vida humana. A relevância destas considerações encontra lugar numa perspectiva que integre as crianças como sujeitos de direitos e dê espaço para suas iniciações no mundo. Logo consideramos importante articular um debate que permita compreender a organização curricular das práticas de educação e cuidado, bem como o direito à infância, no interior das instituições de educação infantil.

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