PAPELMÁTICA: GEOMETRIA DA DOBRADURA

Diego Zurawski Saldanha, Anderson Antonio De Araujo

Resumo


A aprendizagem das noções em geometria é carregada de dificuldades, principalmente,
quanto as suas significações. Por isso, pensamos em uma nova abordagem, com atividades
práticas que integrem controle motor (dobradura), atribuição de significado a significados
geométricos (linguagem e pensamento) e relações dialógicas em grupo (sociocultural).
As atividades a serem realizadas neste projeto seguirão a seguinte metodologia: Sessões de
discussões de temas baseados nas leituras norteadas pelos objetivos. Aplicação, em grupos de
atividades aos estudantes do Ensino Fundamental de Escolas Públicas de Venâncio Aires.
Elaboração de textos-síntese das atividades executadas. Ao final do trabalho, espera-se o
desenvolvimento de uma linguagem geométrica com o estabelecimento de um novo
vocabulário de palavras com significados precisos, a sociabilização através da troca de
experiências nas atividades bem como o desenvolvimento das linguagens específica da
dobradura. A experimentação, voltada ao ensino de dobraduras deve trazer um mecanismo
eficiente de aprendizagem, pois através deste método uma interação maior acaba por existir
ajudando destarte no processo de aprendizagem.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.