GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ACOLHIDAS EM INSTITUIÇÃO DE PROTEÇÃO: UM ESTUDO DE CASO

Cláudio Eduardo Rodrigues, Milton Chaves dos Santos Júnior, Fernanda de Souza Cardoso

Resumo


Introdução: Além de fundar valores, a ética aponta a necessidade da construção de uma realidade social diferente, marcada pelo aperfeiçoamento humano e institucional. As políticas públicas são programas do Estado criados para promover a garantia dos direitos constitucionais fundamentais. Logo, a ética e as políticas públicas são caminhos para a promoção da emancipação humana. Assim, este trabalho propôs a conhecer a gestão de políticas públicas em educação em uma instituição de acolhimento de adolescentes e crianças em vulnerabilidade do Norte de Minas Gerais, visando compreender os problemas e desafios enfrentados na implantação de uma educação para a cidadania. Metodologia: Pesquisa exploratória e bibliográfica a partir de estudo de caso. Principais Resultados: A vivência na instituição permitiu perceber: a) há uma gestão norteada pelo compromisso emocional e moral para com as crianças, b) a falta do uso de ferramentas de gestão que efetivem as políticas públicas com eficiência e eficácia; c) a dificuldade dos colaboradores em realizar um trabalho educacional coletivo que promova a emancipação das acolhidas. Conclusões: Embora se verifique a dedicação dos colaboradores e gestores da instituição, observa-se que ela mantém o caráter filantrópico, carecendo de parcerias e de projetos voltados para o aperfeiçoamento da gestão de políticas públicas para educação que proporcionem o exercício da cidadania e da autonomia das crianças e adolescentes acolhidos.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.