PESQUISA QUALITATIVA E PARTICIPANTE NO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE: Alguns Aspectos Teórico-Metodológicos

Kellen Nunes Rodrigues Gassen, Moacir Fernando Viegas, Cesar Hamilton Brito Goes

Resumo


O trabalho aborda a importância da pesquisa qualitativa através do método de pesquisa-participante, enquanto opção metodológica na área da saúde e tendo como princípio a teoria e a prática como indissociáveis e transformadoras. O aprofundamento teórico dessa temática é parte integrante de projeto de pesquisa em andamento, apresentada no PPG de Mestrado em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul/RS. Apresenta-se como um método científico, que considere o contexto de Educação Popular, em que a pesquisa também seja prática social e se desenvolva no diálogo entre sujeitos. A pesquisa participante foi foco de estudos de vários teóricos, cujos principais nomes estão os de Paulo Freire, Orlando Fals Borda, Guy Le Boterf, Carlos Brandão, entre outros. E na área da saúde com destaque à Minayo e Vasconcelos. De maneira mais ampla podemos ter como uma proposta possível, a abordado por Le Boterf in Brandão (1999), onde ressalta inicialmente que tal método procura auxiliar a população envolvida a identificar por si mesma os seus problemas, a realizar a análise crítica destes e a buscar as soluções adequadas. Assim a pesquisa qualitativa, coloca o educador, o cientista social, ouvinte atento das necessidades comunitárias efetivas, onde segundo Brandão (1999), em que seja um mediador e que responda com os instrumentos do seu saber e de sua profissão, as decisões e exigências, colocando-se a serviço não da comunidade, mas da prática política popular na comunidade.

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