Experiências narradas: um olhar para a formação de professores de Matemática a partir do PIBID

Cristina Schaefer

Resumo


Este artigo tematiza as implicações das experiências do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação de professores no curso de Matemática Licenciatura, considerando as narrativas dos bolsistas pibidianos a partir das atividades desenvolvidas nas escolas. A pesquisa vem sendo desenvolvida junto ao programa de pós-graduação em educação e objetiva problematizar as percepções que os acadêmicos do PIBID apresentam quanto ao ensino e a aprendizagem da matemática no que implica o “estar sendo” professor. Para isso, as narrativas possibilitam verificar quais repercussões estas experiências podem ter na formação dos professores de matemática. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa que recai em uma pesquisa-ação dentro de um viés fenomenológico. Para tanto, venho dialogando com pensadores, como: Humberto Maturana, Edgar Morin, Jorge Larrosa, Merleau-Ponty, entre outros. A pesquisa não busca a análise ou interpretação de dados, mas a descrição densa do que foi observado. Assim, a fenomenologia como contribuição teórica vem permitindo um olhar diferente acerca da formação de professores pibidianos como um fenômeno e não apenas como um objeto que estivesse fora de mim e do qual eu pudesse me aproximar para compreender.

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