Funções da ilustração do livro infantil no momento da recepção

Izaura da Silva Cabral

Resumo


Não há aqui pretensão de produzir um tratado sobre o livro ilustrado, mas analisar os fatores que concorrem para o “efeito” que a imagem em diálogo com a palavra pode causar no leitor infantil. É, porém, uma tentativa de reunir o maior número possível de funções que a ilustração pode desempenhar no momento da recepção do livro ilustrado, levando em consideração que esta é uma forma específica de expressão literária e artística. O livro ilustrado será tratado, de acordo com as concepções de Van der Linden (2011), considerando-o como um “tipo” de obra produzida, a princípio para a criança, que comporta imagens, que pode englobar vários gêneros pertencentes às categorias da literatura geral. Nele encontramos tanto contos de fada como histórias policiais ou poesia. A terminologia proposta será usada a fim de demonstrar que o livro ilustrado constitui efetivamente uma forma específica de expressão e, portanto, causa um efeito peculiar no leitor. A função das ilustrações nos livros infantis varia de acordo com a importância que tenham para o desenvolvimento do texto escrito. Ou seja, no momento da recepção, como elas interagem com o texto escrito e como juntos podem causar determinados efeitos nos leitores dos livros ilustrados. A partir da teoria existente e análise de ilustrações, organizaram-se dezessete funções para a ilustração em diálogo com a palavra.

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