ENCONTROS DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA COM OS PENSAMENTOS DE PAULO FREIRE

Cristina Luisa Bencke Vergutz, João Paulo Reis Costa

Resumo


Este trabalho tem como objetivo encontrar convergências nos pensamentos de Paulo
Freire e a Pedagogia da Alternância a fim de refletir a práxis do campo empírico de uma
Escola Família Agrícola. Contextualiza-se historicamente a Pedagogia da Alternância
no Brasil, tendo como cenário os anos 60, a opressão da ditatura militar e a presença de
inciativas educacionais informais populares (SILVA, 2010) que contribuem para a
acolhida da Pedagogia da Alternância em território brasileiro. Enfatiza-se a Pedagogia
da Alternância como possibilidade de Educação do Campo na perspectiva histórica do
movimento dos Centros Famílias de Formação por Alternância – CEFFAs, coadunando
com os conceitos construídos nos movimentos sociais do campo (CALDART, 2009)
compreendendo-o como espaço de vivências e relações específicas para ação educativa.
A metodologia de pesquisa baseia-se na pesquisa-ação (BARBIER, 2002) na
perspectiva da articulação teoria e prática. As conclusões apontam para a aproximação
dos pensamentos de Paulo Freire e Pedagogia da Alternância, inicialmente, pela
pertença aos movimentos de base que lutam por uma educação popular, contextualizada
e vinculada a uma prática social e, segundo, pela compreensão da relação pedagógica
centrada na horizontalidade de saberes e no diálogo. Um diálogo problematizador,
(FREIRE, 1987) que se apresenta como base do processo educativo de partilha das
experiências e saberes possibilitando o refletir e, dessa forma, o participar e o agir
criticamente.

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