A LEITURA DA IMAGEM COMO FORMA DE REFLEXÃO DIANTE DO FAZER ARTÍSTICO

Ceila Teresinha Bitencourt de Bittencourt, Cíntia Medianeira Bitencourt de Lima, Taciano Cardoso Bittencourt

Resumo


O presente trabalho possibilita aos alunos, como atividade artística, uma leitura da imagem de forma crítico-reflexiva, fundamentada na Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa. A autora propõe uma triangulação a partir de três vértices explorados conjuntamente e entendidos como ações essenciais à educação da arte: o fazer (criação), a contextualização e a leitura (interpretação) de obras de arte. Se os estudantes conhecerem o método de leitura da imagem de Ana Mae, então eles terão a oportunidade de adquirir condições de fazer uma leitura madura, fundamentada e comprometida com um olhar crítico diante das imagens produzidas no mundo da arte baseada em uma visão pós-moderna. Espera-se que os alunos, no final do processo da triangulação da Abordagem, possam adquirir conhecimentos aprofundados da leitura da imagem, a fim de apontar diferentes possibilidades de vivenciar experiências estéticas, tendo o professor como mediador.

Texto completo:

RESUMO

Apontamentos

  • Não há apontamentos.