Os Jetsons vão à escola: Tecnologia e Estratégias de Intervenção da Coordenação Pedagógica na Formação Continuada de Professores de Adolescentes

Waldy Luiz Lau Filho

Resumo


Os recursos tecnológicos estão cada vez mais presentes no ambiente escolar. Porém, cada vez é maior o número de adolescentes desconectados do sentido de tudo aquilo que a escola lhes oportuniza. Considerando que a função primordial da Coordenação Pedagógica é a gestão do pedagógico da escola, o objetivo proposto para o presente trabalho foi investigar e apresentar possibilidades de intervenção da Coordenação Pedagógica na formação continuada de professores para, através da utilização de recursos tecnológicos, buscar uma aprendizagem significativa dos adolescentes. A pesquisa teve como proposta central o procedimento da pesquisa-ação. Para sua realização, contou com a participação de três coordenadores pedagógicos e doze professores de três instituições de ensino, das redes estadual, municipal e privada. O confronto entre os relatos de coordenadores pedagógicos e de professores permitiu constatar que existem diferentes concepções sobre o que é tecnologia, bem como distintas formas de perceber a inserção dos recursos tecnológicos no contexto escolar. Essa pesquisa evidencia que, ao lado do uso de novas tecnologias, práticas tradicionais também têm espaço e podem ser exploradas.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.