ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL
Resumo
A arte está presente em todos os momentos. São ações que possibilitam transformar vivências,
sentimentos e emoções em arte. Característica inata no homem: “expressar-se”. O presente trabalho
objetivou mapear como se efetiva o ensino da Arte na Educação Fundamental considerando a falta
de profissionais nesta área de conhecimento. A pesquisa foi realizada numa escola pública na
periferia da cidade de Santa Cruz do Sul. Foram utilizadas observações e questionários sobre o
ensino de Arte, com questões fechadas aos alunos e abertas aos professores. Parâmetros para
obtenção de dados, no período entre maio e julho de 2012. Duzentos e trinta e cinco alunos do
primeiro ao quarto ano e vinte e sete professores que atuavam na escola responderam as questões.
Percebemos que os professores priorizavam o desenho como principal atividade artística, e que os
alunos gostariam de acessar outras modalidades, principalmente a música. A grande queixa dos que
trabalham com Arte é: falta de formação, recursos materiais, tempo e espaço adequados. Constatouse
a necessidade de profissional habilitado e a diversificação para que o ensino da Arte seja uma
atividade prazerosa e cumpra sua função de auxiliar o aluno na aquisição de habilidades para se
apropriar de técnicas contribuindo em sua evolução e vir a ser sujeito crítico e transformador da
sociedade.
sentimentos e emoções em arte. Característica inata no homem: “expressar-se”. O presente trabalho
objetivou mapear como se efetiva o ensino da Arte na Educação Fundamental considerando a falta
de profissionais nesta área de conhecimento. A pesquisa foi realizada numa escola pública na
periferia da cidade de Santa Cruz do Sul. Foram utilizadas observações e questionários sobre o
ensino de Arte, com questões fechadas aos alunos e abertas aos professores. Parâmetros para
obtenção de dados, no período entre maio e julho de 2012. Duzentos e trinta e cinco alunos do
primeiro ao quarto ano e vinte e sete professores que atuavam na escola responderam as questões.
Percebemos que os professores priorizavam o desenho como principal atividade artística, e que os
alunos gostariam de acessar outras modalidades, principalmente a música. A grande queixa dos que
trabalham com Arte é: falta de formação, recursos materiais, tempo e espaço adequados. Constatouse
a necessidade de profissional habilitado e a diversificação para que o ensino da Arte seja uma
atividade prazerosa e cumpra sua função de auxiliar o aluno na aquisição de habilidades para se
apropriar de técnicas contribuindo em sua evolução e vir a ser sujeito crítico e transformador da
sociedade.
Texto completo:
RESUMOApontamentos
- Não há apontamentos.