O ensino através da pesquisa no contexto de ensino do século XXI
Resumo
A forma como as pessoas adquirem e transmitem seus saberes ao longo da história recente
modificou-se devido, principalmente, ao advento da informática e da internet. Dentro desse
contexto, o presente trabalho, vinculado à pesquisa Iniciação à Pesquisa e Ensino: do Sul ao
Norte e Nordeste do Brasil, analisa a compreensão e a prática da pesquisa em sala de aula por
estudantes da Educação Básica. Esta é uma pesquisa qualitativa, caracterizando-se como
estudo descritivo e de campo, seguindo o método indutivo. Para tanto, realizou-se no ano de
2013, a aplicação de um questionário, composto por questões abertas e fechadas, com uma
amostra de estudantes de cada Estado em estudo (Rio Grande do Sul, Roraima e
Pernambuco), sendo 36 estudantes do Sul, 30 do Norte e 50 do Nordeste. Os dados obtidos
foram analisados pela Análise Textual Discursiva. Identificou-se que a maioria dos discentes
do Rio Grande do Sul e de Pernambuco percebem a pesquisa como uma maneira de adquirir
conhecimentos, enquanto para os de Roraima trata-se de uma busca. Também se identificou
que ela é usada como atividade escolar envolvendo os conteúdos das diferentes disciplinas,
visando a autonomia do estudante. Observou-se que a pesquisa pode servir de incentivo a fim
de oferecer maiores possibilidades para atingir a emancipação, desde que não se torne
reprodutivismo, pois o manejo e a produção do conhecimento são os instrumentos da
cidadania, especialmente no contexto globalizado do século XXI.
modificou-se devido, principalmente, ao advento da informática e da internet. Dentro desse
contexto, o presente trabalho, vinculado à pesquisa Iniciação à Pesquisa e Ensino: do Sul ao
Norte e Nordeste do Brasil, analisa a compreensão e a prática da pesquisa em sala de aula por
estudantes da Educação Básica. Esta é uma pesquisa qualitativa, caracterizando-se como
estudo descritivo e de campo, seguindo o método indutivo. Para tanto, realizou-se no ano de
2013, a aplicação de um questionário, composto por questões abertas e fechadas, com uma
amostra de estudantes de cada Estado em estudo (Rio Grande do Sul, Roraima e
Pernambuco), sendo 36 estudantes do Sul, 30 do Norte e 50 do Nordeste. Os dados obtidos
foram analisados pela Análise Textual Discursiva. Identificou-se que a maioria dos discentes
do Rio Grande do Sul e de Pernambuco percebem a pesquisa como uma maneira de adquirir
conhecimentos, enquanto para os de Roraima trata-se de uma busca. Também se identificou
que ela é usada como atividade escolar envolvendo os conteúdos das diferentes disciplinas,
visando a autonomia do estudante. Observou-se que a pesquisa pode servir de incentivo a fim
de oferecer maiores possibilidades para atingir a emancipação, desde que não se torne
reprodutivismo, pois o manejo e a produção do conhecimento são os instrumentos da
cidadania, especialmente no contexto globalizado do século XXI.
Texto completo:
RESUMOApontamentos
- Não há apontamentos.