O ensino através da pesquisa no contexto de ensino do século XXI

Itacir Santim, Miriam Ines Marchi, Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen

Resumo


A forma como as pessoas adquirem e transmitem seus saberes ao longo da história recente

modificou-se devido, principalmente, ao advento da informática e da internet. Dentro desse

contexto, o presente trabalho, vinculado à pesquisa Iniciação à Pesquisa e Ensino: do Sul ao

Norte e Nordeste do Brasil, analisa a compreensão e a prática da pesquisa em sala de aula por

estudantes da Educação Básica. Esta é uma pesquisa qualitativa, caracterizando-se como

estudo descritivo e de campo, seguindo o método indutivo. Para tanto, realizou-se no ano de

2013, a aplicação de um questionário, composto por questões abertas e fechadas, com uma

amostra de estudantes de cada Estado em estudo (Rio Grande do Sul, Roraima e

Pernambuco), sendo 36 estudantes do Sul, 30 do Norte e 50 do Nordeste. Os dados obtidos

foram analisados pela Análise Textual Discursiva. Identificou-se que a maioria dos discentes

do Rio Grande do Sul e de Pernambuco percebem a pesquisa como uma maneira de adquirir

conhecimentos, enquanto para os de Roraima trata-se de uma busca. Também se identificou

que ela é usada como atividade escolar envolvendo os conteúdos das diferentes disciplinas,

visando a autonomia do estudante. Observou-se que a pesquisa pode servir de incentivo a fim

de oferecer maiores possibilidades para atingir a emancipação, desde que não se torne

reprodutivismo, pois o manejo e a produção do conhecimento são os instrumentos da

cidadania, especialmente no contexto globalizado do século XXI.

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