Pistas acerca das novas configurações da escola

Angélica Vier Munhoz, Claudia Inês Horn, Fabiane Olegário, Ieda Maria Giongo, Suzana Schwertner

Resumo


O projeto de pesquisa intitulado “A escola e as novas configurações da contemporaneidade” vinculada ao projeto de pesquisa Ciências Exatas na Escola Básica ao Ensino Superior do Centro Universitário Univates, com o apoio do CNPq (07/2011), durante o biênio 2012/2013 teve como objetivo compreender de que modo a escola se articula diante das novas configurações políticas e sociais na atualidade. Para tal problemática foram entrevistados docentes e coordenadores pedagógicos vinculados à rede pública e particular do educação básica. Os resultados mostraram a recorrência do discurso de que a escola necessita estar conectada à família, principalmente quando o assunto se refere ao disciplinamento dos filhos/estudantes. O segundo aspecto que chama atenção na pesquisa refere-se ao uso de materiais concretos (leia-se: jogos matemáticos) considerados indispensáveis para o ensino da matemática e a aprendizagem do aluno. Além dessas questões apresentadas, percebemos o discurso recorrente entre os entrevistados de que a docência vai muito além do currículo específico da disciplina, visto que os professores desempenham cada vez mais funções que ultrapassam a profissão. Tais resultados nos instigam a seguir pensando quais seriam hoje as funções da escola. Nesse sentido, acreditamos que a participação dos estudantes que estão concluindo o Ensino Médio e o Ensino Fundamental é de suma importância. Interessa-nos o exercício da escuta em um espaço institucionalizado, cujo objetivo ainda é com a formação de pessoas.

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