Os Caminhos da Ética que perpassam as Políticas de Inovação Tecnológica na trajetória dos Docentes da Educação Profissional e Tecnológica

Carmem Elisete Gabbi, Cesar Hamilton Brito de Goés2

Resumo


O texto que ora se apresenta busca compreender os caminhos percorridos por profissionais que atuam na Educação Profissional e Tecnológica na formação de um sujeito ético para a construção de uma sociedade que busca a inovação tecnológica numa perspectiva de comprometimento com as reflexões acerca de mudanças e transformações sociais, considerando que esses docentes têm a tarefa de contribuir com a formação de profissionais que atendam a atual política de desenvolvimento econômico e social. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, tendo como referência as obras de Alfredo Veiga Neto, António Nóvoa, Noam Chomsky, Paulo Freire, Hannah Arendt, dentre outros. A trajetória da pesquisa possibilitou a reflexão sobre os valores éticos e sua relação de produção, no que tange a inovações tecnológicas no mundo do trabalho. O desafio imposto para a formação de professores é refletir sobre um tipo de educação que possa superar os modelos de dominação do sistema educacional que se perpetua. As conclusões da pesquisa permitem-nos visualizar a necessidade de redimensionar o papel do professor a partir do entendimento ético das políticas quanto a inovações tecnológicas que afetam a educação. As reflexões sobre experiências inovadoras de utilização de meios técnicos sinalizam no sentido de elaborar novas metodologias que possam atender a necessidade de mudanças na sociedade.

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