Disseminação da saúde na escola: uma prática de governamento.

Miria Trentin Cargnin

Resumo


Este texto faz parte de uma proposta investigativa, que vem sendo desenvolvida no âmbito da pósgraduação
e visa trazer um debate acerca do entendimento da escola como espaço de disseminação
de saúde na comunidade escolar e consequentemente para a população. A escolha teóricometodológica
para análise deste estudo será pautada no referencial dos estudos foucaultianos,
utilizando-se governamento como conceito/ferramenta. O conjunto de materiais de pesquisa é
constituído pelos documentos relativos ao Programa Saúde na Escola, instituído desde 2007 no
Brasil. As análises empreendidas sobre os materiais de pesquisa permitiram identificar que a
disseminação da saúde na escola, se constitui, na atualidade, em necessidades. Por esse viés,
percebeu-se que estas práticas de saúde estão orientando e conduzindo as condutas dos escolares
(docentes e discentes) a pensarem e a agirem sobre si mesmos e sobre os outros de forma a
“conscientizarem” os escolares a (re)conduzirem-se, à outros comportamento e estilos de vida
considerados mais saudáveis e recomendáveis. Este compromisso assumido/delegado pela escola
com a educação para a saúde contribui, entre outros atravessamentos curriculares, para a
configuração de uma escola mais envolvida com o social. Os investimentos de saúde na escola, são
estratégias que favorecem a prevenção e a promoção da saúde, destacando a importância da escola
como instituição capaz de fomentar o desenvolvimento (econômico, social e político) do País.

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