Disseminação da saúde na escola: uma prática de governamento.
Resumo
Este texto faz parte de uma proposta investigativa, que vem sendo desenvolvida no âmbito da pósgraduaçãoe visa trazer um debate acerca do entendimento da escola como espaço de disseminação
de saúde na comunidade escolar e consequentemente para a população. A escolha teóricometodológica
para análise deste estudo será pautada no referencial dos estudos foucaultianos,
utilizando-se governamento como conceito/ferramenta. O conjunto de materiais de pesquisa é
constituído pelos documentos relativos ao Programa Saúde na Escola, instituído desde 2007 no
Brasil. As análises empreendidas sobre os materiais de pesquisa permitiram identificar que a
disseminação da saúde na escola, se constitui, na atualidade, em necessidades. Por esse viés,
percebeu-se que estas práticas de saúde estão orientando e conduzindo as condutas dos escolares
(docentes e discentes) a pensarem e a agirem sobre si mesmos e sobre os outros de forma a
“conscientizarem” os escolares a (re)conduzirem-se, à outros comportamento e estilos de vida
considerados mais saudáveis e recomendáveis. Este compromisso assumido/delegado pela escola
com a educação para a saúde contribui, entre outros atravessamentos curriculares, para a
configuração de uma escola mais envolvida com o social. Os investimentos de saúde na escola, são
estratégias que favorecem a prevenção e a promoção da saúde, destacando a importância da escola
como instituição capaz de fomentar o desenvolvimento (econômico, social e político) do País.
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Publicado
2014-10-08
Edição
Seção
Políticas públicas e educação