FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS DO CAMPO DE CAÇAPAVA DO SUL-RS
Resumo
Este trabalho é parte da pesquisa-intervenção desenvolvida no curso de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Pampa- Campus Jaguarão/RS. A pesquisa - ação discute a formação dos professores das escolas do campo de Caçapava do Sul, com objetivo de compreender como estas formações contribuem no cotidiano escolar dos professores, fundamentando e caracterizando suas práticas nos princípios orientadores de uma educação do campo. A primeira fase da pesquisa-intervenção constituiu-se de um diagnóstico de abordagem qualitativa. Os professores das escolas públicas municipais foram os sujeitos da pesquisa, com os quais foram realizadas entrevistas, para buscarmos compreender como se organizam e desenvolvem no cotidiano destas escolas suas práticas pedagógicas e como se relacionam com o Projeto Político Pedagógico (PPP) das Escolas do Campo, que foi construído tendo como referência o paradigma da Educação do Campo.
O projeto diagnóstico contribuiu para uma reflexão dos professores sobre o seu cotidiano e nas condições de trabalho. A pesquisa ajudou aos professores a pensarem sobre as suas práticas, problematizar situações, promovendo uma apropriação do seu próprio saber, pois a medida que ele reelabora e reflete sobre sua própria prática o professor se torna sujeito e objeto do processo vivenciado por ele.
Desta forma os professores envolvidos na pesquisa, pensando sobre seu cotidiano e fundamentados teoricamente nos encontros promovidos no projeto de intervenção, constitui uma modalidade de formação continuada que emerge das necessidades de cada localidade com amplas possibilidades transformadoras e emancipatórias.
O projeto diagnóstico contribuiu para uma reflexão dos professores sobre o seu cotidiano e nas condições de trabalho. A pesquisa ajudou aos professores a pensarem sobre as suas práticas, problematizar situações, promovendo uma apropriação do seu próprio saber, pois a medida que ele reelabora e reflete sobre sua própria prática o professor se torna sujeito e objeto do processo vivenciado por ele.
Desta forma os professores envolvidos na pesquisa, pensando sobre seu cotidiano e fundamentados teoricamente nos encontros promovidos no projeto de intervenção, constitui uma modalidade de formação continuada que emerge das necessidades de cada localidade com amplas possibilidades transformadoras e emancipatórias.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.