O CINEMA POTENCIALIZANDO O ENSINO DE HISTÓRI

Adriana Aires Pereira, Nize Maria Campos Pelanda

Resumo


A proposta do artigo é enfatizar a importância do cinema em sala de aula. Apresento um trabalho transdisciplinar para pensar a educação com, para e sobre o cinema, como constituinte do conhecimento, refletindo sobre as potencialidades das produções fílmicas quanto ao processo organizativo, complexo do processo cognitivo/subjetivo na prática pedagógica a partir da disciplina de história. A relação do conhecimento com o cinema enfatizando seus limites e possibilidades na escolar tão negligenciado pela educação. Busco nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) sustentação, para o uso do cinema em sala de aula, instrumento constituidor do processo ensino aprendizagem. Assim, as questões relacionadas à cognição e construção de subjetividade encontram nos pressupostos da complexidade um importante elemento na teia de relações na quais estão incluídos os diferentes aspectos que envolvem o cinema, a aprendizagem e as relações interpessoais na realidade escolar mesmo que sutil. A proposta busca sustentação teórico-metodológica em: Marc Ferro, Edgar Morin, pesquisadores que utilizam o cinema como documento histórico. Proponho pensar o cinema como aliado, no processo que envolve a tecnologia fílmica a serviço da educação, aproximando os alunos da sétima arte como um elemento rico em informações passível de recursividade importante elemento na construção do conhecimento em tempo e espaço específico que é o da escola e o da sala de aula.

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