O ENSINO DE RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Fabiane Fischer Figueiredo, Kelen Joseane Pappis

Resumo


O estudo e a compreensão da Trigonometria nos permite desenvolver habilidades quanto à leitura e compreensão do mundo em que vivemos. Porém, na escola, grande parte dos alunos apresentam dificuldades na aprendizagem desse conteúdo, que acaba prejudicando a sua aplicação em práticas futuras, tanto na escola como fora dela. Dessa forma, o presente trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa, que foi desenvolvida nas disciplinas de Pesquisa no Ensino de Matemática I e II do Curso de Licenciatura em Matemática da UNISC-RS. Com o objetivo de investigar as dificuldades e erros que os alunos comumente apresentam na aprendizagem de razões trigonométricas e apontar as contribuições que a resolução de problemas pode proporcionar ao ensino e aprendizagem desse conteúdo matemático, foi proposta uma entrevista aberta com questionamentos sobre a temática da pesquisa à quatro professores de Matemática que atuam em escolas das redes municipais e estaduais, dos municípios de Vale do Sol-RS e de Santa Cruz do Sul-RS. A partir da análise das respostas obtidas, podemos concluir que a resolução de problemas pode contribuir para minimizar as dificuldades dos alunos quanto ao conteúdo de razões trigonométricas, uma vez que a interpretação e a resolução de problemas possibilitam o reconhecimento desse conteúdo em situações do cotidiano e a construção do conhecimento por parte do aluno.

Texto completo:

RESUMO

Apontamentos

  • Não há apontamentos.