ESTUDOS ÉTNICOS E OS PCN’S: OS DISCURSOS IMPLICADOS NOS CURRÍCULOS ESCOLARES

Camila Francisca da Rosa, Mozart Linhares da Silva

Resumo


O currículo escolar brasileiro é, atualmente, norteado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). A presença das questões étnicas é reservada aos temas transversais, especificamente, na Pluridade Cultural e nas orientações a área de História. Tratando da etnia afro-brasileira esta pesquisa constituiu-se na análise de um documento oficial às escolas, chamando atenção para a postura multiculturalista que assume o discurso do sistema educacional do país e como ainda encontramos resquícios de um racismo velado e encoberto pelo ideal de democracia racial. O trabalho proposto utiliza-se da metodologia de análise de discurso, de orientação foucaultiana, com ênfase no conceito de governamentalidade, a partir do qual se propõe a análise dos PCN’s. O multiculturalismo que molda o currículo escolar, por intermédio dos Parâmetros, centraliza um trabalho sobre as questões étnicas que se fixa apenas no contexto ao respeito e tolerância para com as diferenças. Resulta disso, uma cristalização da diferença e dificulta o caminho para uma educação capaz de intervir no racismo e nas desigualdades que imperam entre grupos sociais.

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