NOTAS SOBRE O SEMINÁRIO INTEGRADO NA REFORMA DO ENSINO MÉDIO GAÚCHO DE BASE POLITÉCNICA

Susana Schneid Scherer

Resumo


Este texto emergiu da pesquisa realizada no curso de Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas e versa sobre a implantação do novo componente curricular: o seminário integrado, na reforma de “Ensino Médio politécnico e integrado” em implantação no estado do Rio Grande do Sul. Decorre-se por este novo componente pela sua apresentação como o meio que, ao ligar a educação com o mundo do trabalho e as atividades de vida práticas dos alunos, permitiria trazer significado para o Ensino Médio e melhorar qualidade deste nível. Através de um estudo de caso qualitativo e de um processo de “triangulação” entre diferentes fontes de dados, foram instauradas sete professoras, a direção e a supervisão escolar a partir de roteiros de entrevistas. Estruturaram-se três pontos de análise sobre este novo ingrediente curricular: Sua organização na escola pesquisada; o trabalho dos docentes envolvidos; e, por fim, seu alcance formativo.

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