NOTAS SOBRE O SEMINÁRIO INTEGRADO NA REFORMA DO ENSINO MÉDIO GAÚCHO DE BASE POLITÉCNICA
Resumo
Este texto emergiu da pesquisa realizada no curso de Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas e versa sobre a implantação do novo componente curricular: o seminário integrado, na reforma de “Ensino Médio politécnico e integrado” em implantação no estado do Rio Grande do Sul. Decorre-se por este novo componente pela sua apresentação como o meio que, ao ligar a educação com o mundo do trabalho e as atividades de vida práticas dos alunos, permitiria trazer significado para o Ensino Médio e melhorar qualidade deste nível. Através de um estudo de caso qualitativo e de um processo de “triangulação” entre diferentes fontes de dados, foram instauradas sete professoras, a direção e a supervisão escolar a partir de roteiros de entrevistas. Estruturaram-se três pontos de análise sobre este novo ingrediente curricular: Sua organização na escola pesquisada; o trabalho dos docentes envolvidos; e, por fim, seu alcance formativo.
Texto completo:
RESUMOApontamentos
- Não há apontamentos.