A IMPLANTAÇÃO DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO E INTEGRADO NO RIO GRANDE DO SUL: UM OLHAR A PARTIR DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA DA REDE.

Susana Schneid Scherer

Resumo


O presente trabalho estudou a reforma de Ensino Médio politécnico e integrado em ação no estado do RS no triênio 2012 a 2014 no “chão” de uma escola da rede. Por meio de um estudo de caso qualitativo e da chamada “triangulação” entre diferentes fontes de dados, foram instauradas sete professoras, a direção e a supervisão escolar a partir de roteiros de entrevistas. A análise centrou-se em três categorias: 1ª) As quatro reformas (Reorganização curricular, Criação de um Seminário integrado, Passagem à uma Avaliação Emancipatória e Agrupamento em áreas de conhecimento); 2ª) O processo de implantação da reforma e; 3ª) O investimento na escola (físico-estrutural-monetário) e professores (Formação docente; Jornadas de trabalho e salário). Conclusivamente, percebeu-se um aumento da fragilidade do Ensino Médio, com empobrecimento curricular, esvaziamento do conceito de politecnia e da formação para o mundo do trabalho. Mostrando uma postura governamental pouco interessada na melhora da formação escolar de seus jovens.

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