Educadores, psicólogos e Guarani: escrevendo juntos novas histórias.

Leandro Alberto Machado, Ana leandroalbertomachado@yahoo.com.br

Resumo


Este trabalho analisa as transformações e inquietações geradas através de aulas diferenciadas nas turmas de Psicologia Comunitária do curso de graduação da UNISC, a partir de experiências vividas de aprendizagens de ensino e de pesquisa. As ações provocadoras consistiram nas visitas as aldeias Guarani de Estrela Velha e de Salto do Jacuí; na presença dos Guarani e das mestrandas em educação nas aulas, participando e partilhando seus conhecimentos. A abordagem teórica usada é o da Psicologia Comunitária. Essas ações de estudo, advindas da pesquisa Infância e Educação Guarani, do Mestrado em Educação da UNISC, provocaram o encontro acadêmico-cultural interétnico, produzindo reflexões sobre a educação e a psicologia e seus papéis, bem como mudanças no conteúdo das disciplinas de Psicologia Comunitária I e II. Consideramos que e educação intercultural para psicólogos e educadores é uma ação libertadora e mediadora na formação profissional. A vivência de reconhecer a vida própria de cada cultura, com seus saberes e suas fronteiras, possibilitou aos estudantes ampliarem a comunicação e o diálogo, fecundando novos saberes e novas percepções sobre o ser coletivo e individual. Destacamos alguns pontos estimuladores de maiores questionamentos e transformações na aprendizagem: a importância e a força da palavra para o guarani, ferramenta principal para educadores e psicólogos, a vida Guarani firmada na espiritualidade, na mitologia e na aprendizagem que acontece junto com o viver.

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