A INVESTIGAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE RUPTURA NO CURRÍCULO ESCOLAR

Mateus Lorenzon, Jacqueline Silva da Silva, Tania Micheline Miorando

Resumo


Os currículos escolares para os Anos Iniciais são fortemente marcados por atividades
planejadas para as crianças, em que exercícios de treino e instrução predominam frente
às atividades que partem do interesse e necessidade das crianças. Pressupondo que os
interesses individuais são aspectos que devem ser contemplados no currículo, e que por
meio deles a criança se envolverá no processo de aprendizagem, o estudo apresenta
estratégias utilizadas por seis professores que atuam em turmas de 1º Ano do Ensino
Fundamental, a fim de proporcionar às criança a participação na organização do
planejamento pedagógico. Os dados foram coletados por meio de observações das
prática de seis professores, entrevistas e Análise da Documentação Pedagógica
produzida por eles, interpretados por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977).
Constatamos que no que se refere à participação das crianças, os professores utilizam
duas estratégias principais: a escuta e a investigação. A escuta, entendida aqui como o
olhar atento ao que a criança comunica, é utilizada para evidenciar as necessidades das
crianças, sendo que esse exercício antecede a realização do planejamento. Por sua vez, a
investigação é utilizada ao longo do planejamento cotidiano realizado com as crianças,
em que elas escolhem tópicos que as interessa estudar ou pesquisar. Ambas estratégias
permitem o desenvolvimento de um planejamento pedagógico significativo às crianças e
aos professores envolvidos na proposta.

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