A INVESTIGAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE RUPTURA NO CURRÍCULO ESCOLAR
Resumo
Os currículos escolares para os Anos Iniciais são fortemente marcados por atividades
planejadas para as crianças, em que exercícios de treino e instrução predominam frente
às atividades que partem do interesse e necessidade das crianças. Pressupondo que os
interesses individuais são aspectos que devem ser contemplados no currículo, e que por
meio deles a criança se envolverá no processo de aprendizagem, o estudo apresenta
estratégias utilizadas por seis professores que atuam em turmas de 1º Ano do Ensino
Fundamental, a fim de proporcionar às criança a participação na organização do
planejamento pedagógico. Os dados foram coletados por meio de observações das
prática de seis professores, entrevistas e Análise da Documentação Pedagógica
produzida por eles, interpretados por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977).
Constatamos que no que se refere à participação das crianças, os professores utilizam
duas estratégias principais: a escuta e a investigação. A escuta, entendida aqui como o
olhar atento ao que a criança comunica, é utilizada para evidenciar as necessidades das
crianças, sendo que esse exercício antecede a realização do planejamento. Por sua vez, a
investigação é utilizada ao longo do planejamento cotidiano realizado com as crianças,
em que elas escolhem tópicos que as interessa estudar ou pesquisar. Ambas estratégias
permitem o desenvolvimento de um planejamento pedagógico significativo às crianças e
aos professores envolvidos na proposta.
planejadas para as crianças, em que exercícios de treino e instrução predominam frente
às atividades que partem do interesse e necessidade das crianças. Pressupondo que os
interesses individuais são aspectos que devem ser contemplados no currículo, e que por
meio deles a criança se envolverá no processo de aprendizagem, o estudo apresenta
estratégias utilizadas por seis professores que atuam em turmas de 1º Ano do Ensino
Fundamental, a fim de proporcionar às criança a participação na organização do
planejamento pedagógico. Os dados foram coletados por meio de observações das
prática de seis professores, entrevistas e Análise da Documentação Pedagógica
produzida por eles, interpretados por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977).
Constatamos que no que se refere à participação das crianças, os professores utilizam
duas estratégias principais: a escuta e a investigação. A escuta, entendida aqui como o
olhar atento ao que a criança comunica, é utilizada para evidenciar as necessidades das
crianças, sendo que esse exercício antecede a realização do planejamento. Por sua vez, a
investigação é utilizada ao longo do planejamento cotidiano realizado com as crianças,
em que elas escolhem tópicos que as interessa estudar ou pesquisar. Ambas estratégias
permitem o desenvolvimento de um planejamento pedagógico significativo às crianças e
aos professores envolvidos na proposta.
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