DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA: DESAFIOS DAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA

Mateus Lorenzon, Jacqueline Silva da Silva, Tania Micheline Miorando

Resumo


A documentação pedagógica, concebida como um princípio do Planejamento na
Abordagem Emergente, constitui-se em uma estratégia que permite a renovação das
práticas pedagógicas dos professores, uma vez que evidencia concepções
epistemológicas e teóricas implícitas em suas práticas, bem como os registros
elaborados que podem servir de material de estudo e investigação para os professores
contribuindo assim para sua autoformação profissional. Nessa perspectiva, esse estudo
apresenta como o princípio da documentação pedagógica se manifesta na prática de seis
professores que atuam em turmas de 1º Ano do Ensino Fundamental de escolas das três
redes de ensino (privada, municipal e estadual) do município de Lajeado/RS. O estudo
baseou-se em uma abordagem qualitativa, em que os dados foram gerados por meio de
observações à práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores participantes da
pesquisa, entrevistas e análise da documentação pedagógica produzida por eles, sendo
que o corpus da pesquisa foi analisado por meio da técnica de Análise de Conteúdo
(BARDIN, 1977). Os dados coletados inferem que o princípio da documentação
pedagógica está presente na prática dos professores, contudo percebe-se que foi
priorizado a observação e o registro. Pensar o planejamento em um trabalho
colaborativo, partes intrisecamente integrantes da documentação pedagógico, são
aspectos ainda pouco observados na sala de aula dos professores.

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