METODOLOGIAS ATIVAS QUE PERMEIAM AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Alessandra Mocellin Gerevini, Miriam Ines Marchi, Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen

Resumo


Considerando a educação atual é imperioso que o educador busque as aprendizagens essenciais dos educandos: aprender a conhecer, a fazer, a viver juntos, com os outros e a ser. Neste ponto, inserem-se as metodologias denominadas ativas, norteadas pela busca do protagonismo do estudante. Esta pesquisa objetiva revisar as produções bibliográficas sobre este tema e analisar as práticas pedagógicas docentes quanto ao uso destas metodologias. É uma pesquisa qualitativa, caracterizando-se como estudo descritivo e de campo. Para tanto, está sendo realizada, desde março de 2014, revisão integrativa sobre o tema nos bancos de dados: Springer e Portal de Periódicos da Capes. Foram entrevistados, em maio deste ano, cinco mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas, da Univates, utilizando-se um roteiro semi estruturado. A análise das respostas está sendo realizada pela Análise Textual Discursiva. As entrevistas ainda estão em análise e a revisão integrativa ainda não foi concluída. A análise inicial das respostas mostra que os professores entrevistados já ouviram falar em metodologias ativas, procuram de alguma maneira utilizá-las em sala de aula. Um dos professores cita ter conhecido estas metodologias somente enquanto aluno do mestrado. Observa-se neste momento, pela revisão integrativa, a carência de trabalhos sobre a temática desta pesquisa e a fala dos professores corrobora com esta informação, demonstrando a necessidade de trabalhos para aprofundamento.


Texto completo:

RESUMO

Apontamentos

  • Não há apontamentos.