REFLEXÕES EM TORNO DO PIBID E DE EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO SUL DO BRASIL

Bianca Bastos da Silva, Camila Machado, Regina Caroline Bauer

Resumo


Apresentamos reflexões de pesquisa realizada sobre a presença/ausência de discussões a respeito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID e de Experiências Pedagógicas nas produções teóricas dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Sul do Brasil nos últimos cinco anos. Destacamos que esta é uma etapa de projeto de pesquisa mais amplo que envolve formação de professores e Educação Básica. A metodologia consistiu de busca nas palavras-chave das produções desses programas – teses e dissertações. A pesquisa envolveu os indicadores: Linguagem, Narrativas, Educação Matemática, Formação de Professores, Experiências Pedagógicas, PIBID, Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC e Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. Das 3.518 produções, 387 tratam dos indicadores. Chama a atenção o fato de que PNAIC não apareceu e que Experiências Pedagógicas e PIBID foram encontrados apenas uma vez nas produções estudadas. Conclusões parciais indicam a quase ausência de debates acerca desses temas como uma consequência do pouco tempo de existência do PNAIC e PIBID na região, bem como do amplo uso da expressão ‘práticas pedagógicas’, que substitui ‘experiências pedagógicas’ nessas reflexões. A pesquisa indica a necessidade da sequência nos estudos, de maneira a compreender o fenômeno em suas dinâmicas, aprofundando a discussão dos conceitos e de como os autores tem sido orientados a constituir as palavras-chave nessas produções.

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