O ENSINO DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU POR MEIO DE JOGOS ENVOLVENDO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Fabiane Fischer Figueiredo, Flávia Chemin Martini

Resumo


Este trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa, que foi desenvolvida nas disciplinas de Pesquisa no Ensino de Matemática I e II do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Com a pesquisa, buscamos investigar como os jogos envolvendo a resolução de problemas podem contribuir para o ensino e a aprendizagem de Equações do 1º grau. Para atingir esse objetivo, foi construído pela licencianda o jogo de baralho “Equacionando”, que apresentou cartas com problemas que os alunos poderiam encontrar e em outras cartas as frases matemáticas com a linguagem algébrica correspondente, assim como, também, poderiam encontrar em outras cartas as soluções para os problemas e frases matemáticas. A aplicação ocorreu em uma turma de alunos do 9º ano de uma Escola Estadual do município de Boqueirão do Leão-RS, em que a licencianda teve a oportunidade de orientá-los no decorrer do jogo e contribuir com a aprendizagem. Dessa forma, podemos constatar que a associação das perspectivas de jogos e a resolução de problemas contribui para o ensino e a aprendizagem de Equações do 1º grau, uma vez que os alunos puderam, de forma lúdica, aprimorar estratégias de jogo com as de resolução de problema e resolver problemas que os permitiram a representação em linguagem algébrica.

Texto completo:

RESUMO

Apontamentos

  • Não há apontamentos.