INFÂNCIA E DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA: PISTAS PARA PENSAR AS PRÁTICAS DOCENTES NA CONTEMPORANEIDADE

Claudia Inês Horn

Resumo


presente trabalho constitui-se em investimentos preliminares de pesquisa de
Doutorado que tem como foco a documentação pedagógica utilizada no ensino da infância. Ao
discutir sobre a escola e as novas configurações contemporâneas, problematizo os conceitos de
infância e documentação pedagógica, buscando compreender como as instituições escolares
situam-se frente aos novos espaços e as diferentes formações sociais e políticas. A
documentação pedagógica, expressão gerada a partir de referenciais italianos, é considerada
possibilidade de tornar visível a construção da memória do grupo de crianças em seu contexto
escolar, trazendo conceitos de observação, registro e reflexão como ações estruturantes, interrelacionadas
e inerentes ao processo documental. Ao falar e escrever sobre as crianças,
produzimos modos de pensar e agir nos espaços e tempos escolares, construindo, mesmo que
muito sutilmente, um campo de forças que produz subjetividades (na perspectiva foucaultiana).
Minha intenção é investigar como essas formulações discursivas acabam por instituir formas
de pensar e de compreender crianças e infância. É preciso refletir sobre o conceito de infância,
não indicando uma relação com o tempo linear, não seguindo uma ordem cronológica, ou seja,
o conceito de infância suspende o tempo linear. Acredito que essas contribuições possam nos
ajudar a pensar de outro modo as ações pedagógicas.

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