PROIBIDO NÃO TOCAR: Uma proposta de Instalação Sonora na Escola de Educação Infantil

Ariane Carolina Boscardini Bittencourt

Resumo


Dentro da temática Música na Infância, o presente estudo compôs uma Instalação
Sonora na escola de Educação Infantil para provocar a escuta das crianças, refletindo sobre
suas narrativas sonoras. Embasado nos pressupostos teóricos de Lino (2008), para quem o
barulhar é a música das culturas infantis e de Richter (2005) sobre as narratividades do
linguajar na infância, a pesquisadora organizou um ambiente sonoro na galeria da escola em
que atua. Sem a intervenção direta das adultas/professoras, as 65 crianças da Escola
Municipal de Educação Infantil Professora Zozina Soares de Oliveira, no município de Novo
Hamburgo (com faixa etária variante entre 2 e 4 anos) foram convidadas a brincar com sons,
manipulando os diferentes objetos sonoros dispostos na Instalação Sonora. Além disso, a
experiência de compor uma Instalação Sonora pôde indicar que as dimensões linguageiras do
viver, presentes no tempo-espaço-lugar cotidiano, provocam os sentidos do discurso.

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