CURRÍCULO INTEGRADO NO PROEJA: DISPOSITIVO QUE PRODUZ O SUJEITO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Josí Aparecida de Freitas, Cláudio José de Oliveira

Resumo


Este texto tem por objetivo analisar a organização curricular de um curso do PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) de um câmpus do Instituto Federal Sul-rio-grandense, enquanto dispositivo que produz os sujeitos professores nesse território de pesquisa. Tendo como base desdobramentos da produção de dados da dissertação de mestrado. A constituição do sujeito professor da educação profissional e tecnológica em um curso do PROEJA: cartografando processos de subjetivação 3 Michel Foucault, entendemos o dispositivo currículo integrado como uma prática discursiva que organiza estrategicamente o currículo escolar de forma a regular as condutas dos docentes. A produção de subjetividades nesse contexto é mapeada pelo método cartográfico, utilizando-se como corpus de análise registros do diário de campo utilizado na pesquisa. Considera-se, em nível de resultados, que o dispositivo currículo integrado constitui-se em um território de disputas entre professores e equipe gestora do câmpus. O sujeito professor da educação profissional e tecnológica que trabalha com o PROEJA é, pois, um sujeito em produção constante, entre disputas e verdades, saber e poder.

Palavras-chave: Currículo integrado. Formação de professores. Jogos de verdade.



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