SEXO, GÊNERO E PODER: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES NO COTIDIANO ESCOLAR.

Romyson dos Santos da Silva, Quilza da Silva e Silva

Resumo


O respectivo trabalho intitulado: sexo, gênero e poder: um olhar sobre o processo de construção das identidades no cotidiano escolar, tem como escopo elucidar sobre as acepções pertinentes a sexualidade e identidade de gênero, relatar sobre a origem e evolução do pensamento de dominação dos homens sobre as mulheres, por se auto intitularem superiores, e expor o papel relevante das escolas no que tange a perpetuação ideológica de diferenças de gênero, ao enfatizar os estereótipos contidos na sociedade. Por isso a seguinte indagação: Qual a relevância dos ensinamentos fornecidos nas escolas diante do processo de identificação de gênero entre crianças e adolescentes? O estudo é fruto da pesquisa de iniciação científica desenvolvida pela Faculdade Pitágoras em São Luís – MA. Nessa acepção, adota-se preliminarmente o método de pesquisa hermenêutico pelo motivo de ter partido de referências bibliográficas, quanto ao método de abordagem fora adotado o indutivo, visto que o referido estudo para chegar à demonstração da verdade partiu de fatos particulares. A técnica de pesquisa adotada baseia-se na documentação indireta, valendo-se especialmente da pesquisa documental, como por exemplo: leis e sites de internet e da pesquisa bibliográfica com utilização de livros, artigos da internet e revistas especializadas.


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