CONSIDERAÇÕES SOBRE O BULLYING E CIBERBULLYING E A PROPOSTA LEGAL DE APRIMORAMENTO AO COMBATE À VIOLÊNCIA NA ESCOLA, A PARTIR DA EDIÇÃO DA LEI Nº 13.185/2015

Adriana Martini Correa Pedroso, Diego Marques Gonçalves

Resumo


O presente artigo é resultado de uma reflexão acerca das novas formas de violência na escola, representadas bullying e ciberbullying, que atualmente tornaram-se uma constante nas discussões travadas nos meios de comunicação e também no âmbito político-jurídico, resultando na a instituição do Programa de Combate à intimidação Sistêmica, através da Lei 13.185/2015.  A atual complexidade da convivência em sociedade provocou mudanças na forma de relacionamento, com a utilização dos espaços virtuais de comunicação, - as redes – que estão substituindo o conceito de “laços humanos”. Dessa forma, se constroem novas identidades e comportamentos que, muitas vezes se encontram em conflito, indicando a necessidade de aprofundamento nos estudos relacionados à temática bullying e ciberbullying. Este trabalho, que traz à discussão o problema da violência na escola, tem como eixo central de discussão  a violência  que se desenvolve  no ambiente virtual, denominada ciberbullying, bem como a proposta instituída pelo Programa de Combate a Intimidação Sistêmica.


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