OS CÍRCULOS DE DIÁLOGOS ENQUANTO PRÁTICA RESTAURATIVA DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA

Selma P. de Santana, Fernando O. Piedade

Resumo


O referido artigo intitulado Os Círculos de Diálogos enquanto Prática Restaurativa de prevenção à violência na escola tem por objetivo definir a violência; conceituar os círculos de diálogos e analisar a linguagem e as etapas dos círculos de diálogos. Nesse sentido, sabendo que a violência é um fenômeno social que acontece em todo o mundo, visto que é possível vê-la, sentir, praticar, sofrê-la, e também não percebê-la, de que forma os círculos de diálogos podem ser utilizados como instrumento de prevenção à violência? Os círculos de diálogo são definidos a partir da relação homem-linguagem-sociedade. Nesse contexto, registra-se que a linguagem é o instrumento utilizado no processo comunicacional como meio possível e elo preciso de conexão entre os sujeitos sociais. O presente estudo abordou preliminarmente o método hermenêutico, em função de a pesquisa ter partido de referencial bibliográfico.

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