ANÁLISE DOS FORMULÁRIOS DE SATISFAÇÃO DOS CLIENTES DE UMA EMPRESA DO SETOR TECNOLÓGICO A LUZ DOS CONCEITOS DA USABILIDADE

Jéssica Andréia Agnes, Rafael Chaves, Liane Mählmann Kipper

Resumo


Nos dias atuais o desenvolvimento de produto é um assunto que exige um conjunto deprocedimentos e ferramentas extenso para um funcionamento de acordo com as exigências domercado. Para desenvolver um produto com qualidade é importante conhecer a usabilidade doproduto do ponto de vista dos clientes. Pensando nisso foi feita uma pesquisa sobre as questõesutilizadas no questionário para análise do nível de satisfação dos clientes referente a um produtodesenvolvido numa empresa do ramo tecnológico. Assim o presente artigo tem como objetivoavaliar se um questionário de satisfação de clientes pode apresentar informações para estimar ausabilidade de um produto e se outros componentes da qualidade, definidos por Nielsen (2012)estão presentes nas avaliações da organização estudada. A pesquisa tem caráter exploratório eressalta conceitos de usabilidade visando à satisfação dos clientes. Dos principais resultadosencontrados até o momento pode-se identificar que os problemas na relação empresa/cliente estãorelacionados à análise parcial dos componentes da qualidade de um produto. O trabalho sugere odesenvolvimento e acréscimos de perguntas que promovam a avaliação dos outros componentes daqualidade buscando uma maior assertividade no desenvolvimento de produtos.

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