Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Caderno de Pesquisa?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

1. Os artigos científicos, revisões e notas devem ser encaminhados via eletrônica e editados em português ou inglês.

Artigos com versão em inglês, se aprovados para publicação, terão que ser obrigatoriamente corrigidos por empresas credenciadas e obrigatoriamente terão que apresentar o certificado de tradução pelas mesmas para seguir tramitação na CP. As despesas de tradução serão por conta dos autores.

Aqueles em língua portuguesa devem possuir um abstract escrito em inglês, e os em língua estrangeira, obrigatoriamente, um resumo em português;

2. O artigo científico deverá conter os seguintes tópicos: Título (Português e Inglês); Resumo; Palavras-chave; Abstract; Keywords; Introdução; Material e Métodos; Resultados e Discussão; Conclusão e Referências; Agradecimento(s) (este item é opcional e reconhece a assistência financeira e/ou pessoal).

Dados do Comitê de Ética e Biossegurança devem aparecer antes das referências. Pesquisas que envolva seres humanos obrigatoriamente devem apresentar parecer de aprovação de um comitê de ética institucional já na submissão. Para animais vertebrados valem as normas estabelecidas pela IBAMA e CEUA. Alternativamente pode ser enviado um dos modelos ao lado: Declaração Modelo Humano, Declaração Modelo Animal (Acesse seu login para liberar o download).

*O(s) nome(s) do(s) autor(es) somente deve(m) ser incluído(s) no formulário online, não no corpo do texto.

*ABSTRACT - escrito em inglês, em um único parágrafo. Deverá começar com o título do trabalho nesse idioma e conter, no máximo, 250 palavras. No final deverão constar até 5 (cinco) palavras-chave, sob a denominação Keywords);

*Todas as linhas deverão ser numeradas e paginadas na margem inferior direita. O trabalho deverá ser digitado em tamanho A4 210 x 297 mm com, no máximo, 25 linhas por página em espaço duplo, com margens superior, inferior, esquerda e direita em 2,5cm, fonte Times New Roman e tamanho 12.

*Deverá conter um número máximo de páginas, sendo 15 para artigo científico, 20 para revisão bibliográfica e 8 para nota, incluindo tabelas, gráficos e figuras.

*Figuras, gráficos e tabelas devem ser disponibilizadas ao final do texto e individualmente por página, sendo que não poderão ultrapassar as margens e nem estar com apresentação paisagem.

3. A revisão bibliográfica deverá conter os seguintes tópicos: Título (Português e Inglês); Resumo; Palavras-chave; Abstract; Keywords; Introdução; Desenvolvimento; Conclusão; e Referências. Agradecimento(s) (este item é opcional e reconhece a assistência financeira e/ou pessoal); Dados do Comitê de Ética (CEO, CEUA) e Biossegurança devem aparecer antes das referências.

4. A nota deverá conter os seguintes tópicos: Título (Português e Inglês); Resumo; Palavras-chave; Abstract; Keywords; Texto (sem subdivisão, porém com introdução; metodologia; resultados e discussão e conclusão; podendo conter tabelas ou figuras); Referências. Agradecimento(s) (este item é opcional e reconhece a assistência financeira e/ou pessoal); Dados do Comitê de Ética e Biossegurança devem aparecer antes das referências. Pesquisas que envolva seres humanos obrigatoriamente devem apresentar parecer de aprovação de um comitê de ética institucional já na submissão. Para animais vertebrados valem as normas estabelecidas pela IBAMA e CEUA. Alternativamente pode ser enviado um dos modelos ao lado: Declaração Modelo Humano, Declaração Modelo Animal (Acesse seu login para liberar o download).

5. Descrever o título em português e inglês (caso o artigo seja em português) - inglês e português (caso o artigo seja em inglês). Apenas a primeira letra do título do artigo deve ser maiúscula, exceto no caso de nomes próprios. Evitar abreviaturas e nomes científicos no título. O nome científico só deve ser empregado quando estritamente necessário. Esses devem aparecer nas palavras-chave, resumo e demais seções quando necessários.

6. Para citação de autores no texto, usar o sistema autor-data, sendo esta última, ou ambos, entre parênteses, com inicial maiúscula e demais caracteres minúsculos; quando dois autores, ligar os sobrenomes por “e”; quando mais de dois autores, mencionar o sobrenome do primeiro, seguido da expressão et al. Para trabalhos publicados no mesmo ano, por um autor ou a mesma combinação de autores, ou mais de dois autores (em que o primeiro é sempre o mesmo, independente dos nomes dos outros autores), usar letras após o ano de publicação.

7. Não serão fornecidas separatas. Os artigos encontram-se disponíveis no formato pdf no endereço eletrônico da revista: https://online.unisc.br/seer/index.php/cadpesquisa.

8. Gráficos, fotografias e desenhos serão denominados figuras e terão o número de ordem em algarismos arábicos. A revista não usa a denominação quadro. As figuras devem ser disponibilizadas individualmente por página. Os desenhos figuras e gráficos (com largura de no máximo 16 cm) devem ser feitos em editor gráfico sempre em qualidade máxima com pelo menos 300 dpi em extensão .tiff. As tabelas devem conter a palavra tabela, seguida do número de ordem em algarismo arábico e não devem exceder uma lauda.

9. As referências deverão ser efetuadas no estilo ABNT (NBR 10520 de agosto/2002) em ordem alfabética e cronológica obedecendo a seguinte ordem de elementos, conforme normas próprias da revista.

9.1 Devem ser digitadas em espaço 1,5 cm e separadas entre si pelo mesmo espaço (1,5 cm).

9.2 O título do periódico não deve ser abreviado e recomenda-se um total de 20 a 30 referências. Um percentual de 60% do total das referências deverá ser oriundo de periódicos científicos indexados com data de publicação inferior a 10 anos.

9.3 Citações de livros:

Um autor: IVANOV, V. Environmental Microbiology for engineers. CRC Press, 2015, 2 ed.

Dois autores: LUDWIG, J. A.; REYNOLDS, J. F. 1988. Statistical Ecology. New York: John Wiley & Sons Inc. 337 p.

Mais de dois autores: ALBERT, B. et al. 2017. Fundamentos da Biologia Celular. 4 ed. Porto Alegre: ArtMed. 864 p.

9.4. Capítulo de livro com autoria:

PACHECO, M.M et al. Current approches in producing oil and biodiesel from microalgal biomass. In: SINGH, L.; KALIA, V.C. Waste biomass management-A holistic approach. Springer, 2017, p. 289-310.

9.5 Artigos completos:

O autor deverá informar nas referências o número de identificação DOI (Digital Object Identifiers) de todas as referências que o apresentarem, conforme exemplo abaixo:

HOELTZ, M.; MONEZZI, LAURITA PINTO; MANFROI, VITOR; NOLL, I. B.; Noll, Isa Beatriz; Dottori, Horacio Alberto. Ocratoxina A: análise da qualidade de vinhos brasileiros e importados. Brazilian Journal of Food Technology (Online), v. 15, p. 58-63, 2012. http://dx.doi.org/10.1590/S1981-67232012005000039

9.6 Portarias e Leis

Brasil. Ministério do Meio Ambiente. Lei n 12305/2010 - "Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências." - Data da legislação: 02/08/2010 - Publicação DOU, Brasília (DF). 03 de agosto de 2010.

Brasil. Casa Civil. Decreto nº 2519, de 16 de março de 1998. Promulga a Convenção sobre Diversidade Biológica, assinada no Rio de Janeiro, em 05 de junho de 1992. Brasília (DF), 16 de março de 1998.

9.7 Teses e dissertações

AMARAL, E.T. Aproveitamento de glicerol como suplemento nutricional no desenvolvimento de microalgas: prospecção para obtenção de biomassa e lipídios.2017. 66 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental) – Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, 2017.

9.8 Citação do material de Coleções: sequência de dados para as citações do material de coleção deve ser: País, estado ou equivalente. Município ou equivalente, demais dados de localização na ordem decrescente. Nome do coletor, data da coleta, nome do determinador (se houver). Em caso de animais, número e sexo do material. Sigla da coleção e número de tombamento, entre parênteses. A falta de qualquer desses dados deve ser justificado em documento separado.

Exemplo:

BRASIL. Rio Grande do Sul: Torres (Rochas da Praia do Meio), T.C. Buselato, 21.IX.1977. (HAS 6009).

BRASIL. Rio Grande do Sul: Vera Cruz (Linha Andreas), T.C. Buselato, 21.IX.1977. 3♂ e 1♀ (CESC 211-214).

9.9 Evite citar resumos e trabalhos apresentados e publicados em congressos e similares.

10. A exatidão das referências constantes na listagem e toda e qualquer afirmação ou conceito contidos nos artigos, assim como a correção gramatical dos originais, serão de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

11. O cadastro de todos autores nos metadados da submissão é obrigatório. O artigo não tramitará enquanto o referido item não for atendido.

12. A publicação dos artigos será feita por ordem de aprovação.

13. Artigos não aprovados serão arquivados e uma justificativa pelo indeferimento será encaminhada ao autor correspondente.

14. Em caso de dúvida, antes de dirigir-se à Comissão Editorial, consultar artigos de edições já publicadas.

15. Todos os artigos submetidos passarão por um processo de verificação de plágio usando o programa “Plagiarism 1,6”.

16. Indicação de Revisores: Juntamente com a submissão, os autores deverão indicar nomes de no mínimo três possíveis revisores (e seus contatos como e-mail e telefone) que tenham afinidade ao tema tratado no artigo. Esses revisores obrigatoriamente deverão possuir título de doutor e não poderão ter publicado artigos em conjunto com qualquer dos autores nos últimos 5 anos. Esses nomes poderão ser escolhidos ou não pelo conselho de editores que julgará sua pertinência como revisores.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O texto é inédito e está dentro do escopo da Revista.
  2. O texto não está em avaliação em outros periódicos, mesmo que em outro idioma.
  3. O texto está estruturado de acordo com as normas técnicas da revista para publicação e de formatação.
  4. O texto não contém quaisquer informações que identifiquem os os/as autores/as.
  5. Todos os coautores foram adicionados corretamente no sistema.
  6. A Comissão Editorial se reserva o direito de não publicar artigos que, mesmo selecionados, não estejam rigorosamente de acordo com todas as normas apresentadas anteriormente.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.
The name and adresses informed will be used exclusively for the services of this Journal.