Caracterização anatomopatológica de tumores mamários de 70 gatas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/cp.v32i2.16175

Resumo

Este trabalho teve como objetivo descrever as lesões não neoplásicas e neoplásicas de mamas de 70 gatas, quanto aos seus tipos histológicos e suas combinações. Foram revisados os resultados de exames de biópsias e necropsias de gatas com diagnóstico clínico de tumor mamário, encaminhados para o Serviço de Oncologia Veterinária – UFPEL (SOVET-UFPEL). Os dados foram categorizados quanto à raça, idade e tipos histológicos. Todos os animais com tumores mamários eram fêmeas, predominando as gatas sem raça definida e idosas. Foram totalizados 156 diagnósticos em 70 gatas (8 gatas apresentaram somente lesões não neoplásicas e 62 apresentavam lesões neoplásicas). Quanto as lesões diagnosticadas, 40 eram alterações não neoplásicas, 3 foram neoplasmas benignos e 113 eram de neoplasmas malignos. Neste estudo as alterações não neoplásicas mais frequentes foram a adenose e a ectasia ductal; todos os benignos eram adenomas e os neoplasmas malignos mais frequentes foram os carcinomas tubulares, sólidos e cribriformes. Quanto à distribuição das lesões neoplásicas das 62 gatas, 46,8% apresentaram tumores únicos e 52,2% apresentaram mais de um tumor, sendo que 32,2% eram tumores múltiplos e 21% multifocais. Os carcinomas tubulares, carcinomas sólidos e cribriformes, foram os mais frequentes como massas únicas e multifocais e foram os tumores que apareceram em maior frequência em combinação com outros tumores. As gatas com tumores múltiplos tiveram em sua maioria a combinação de dois tipos histológicos. A remoção e avaliação de todos os nódulos mamários possibilita determinar os tipos histológicos envolvidos e auxilia o clínico sobre a melhor conduta terapêutica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Berselli, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Médica Veterinária, Professora do curso de Medicina Veterinária, Departamento de Ciências da Vida, Faculdade de Medicina Veterinária, Santa Cruz do Sul.

Clarissa Caetano de Castro, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Médica Veterinária, Pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária, Departamento de Patologia Animal, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Brasil.

Thomas Normanton Guim, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Médico Veterinário Doutor Técnico Administrativo da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Brasil.

Cristina Gevehr Fernandes, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Médica veterinária, Doutora em Patologia, professora associada da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Departamento de Patologia Animal, Pelotas, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-12-06

Como Citar

Berselli, M., Castro, C. C. de, Guim, T. N., & Fernandes, C. G. (2021). Caracterização anatomopatológica de tumores mamários de 70 gatas. Caderno De Pesquisa, 32(2), 21-29. https://doi.org/10.17058/cp.v32i2.16175

Edição

Seção

Artigos